quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A invisibilidade agora é possível

Este dispositivo acima é o primeiro capaz de ocultar objetos dentro do espectro de luz visível e é o resultado de uma investigação publicada na revista científica “Nature Communications”. Os responsáveis desta descoberta são um grupo de cientistas da Universidade de Birmingham (Inglaterra), liderado por Zhang Shuang, com a ajuda da Universidade Técnica da Dinamarca e a colaboração de Sir John Pendry, do Colégio Imperial de Londres.O aparelho que é capaz de fazer desaparecer pequenos objetos, tais como alfinetes ou clipes, é composto por dois cristais de calcite. Uma das propriedades da calcite é a polarização da luz.
Quando um raio de luz incide nos cristais, este desdobra-se em dois feixes polarizados em direções perpendiculares e com velocidades diferentes. Os cientistas colocaram dois prismas de calcite unidos em forma de piramide na parte superior e usaram ouro para promover a reflexão. Como resultado, os elementos colocados entre os dois painéis da pirâmide desapareceram. Os raios de luz polarizados são refratados e o observador vê o "desaparecimento" dos objetos.Desde 2006 que a Física tem feito grandes progressos nesta área de estudo. O sinal de partida foi dado por um grupo de cientistas liderado por Sir John Pendry, que descreveu uma técnica chamada de óptica de transformação, que permite controlar a luz e outras ondas eletromagnéticas.
A equipe liderada por Zhang continuou à procura da invisibilidade com a ajuda do próprio Pendry, embora o “manto” de invisibilidade requeira ainda mais investigação e desenvolvimento.Um dos maiores inconvenientes da nova descoberta de Zhang e seus colegas é que, enquanto o aparelho oculta os objetos, o dispositivo em si é completamente visível. No entanto, o cientista da Universidade de Birmingham explica que talvez se possa cobri-lo de alguma maneira no futuro. Na verdade, os testes de laboratório mostraram que debaixo da água o aparelho passa quase completamente despercebido.
Outras limitações do “manto” da invisibilidade é que só funciona com luz polarizada, sobre uma superfície fixa e os cristais de calcite têm que ser muito maiores do que o corpo que pretendem ocultar.Uma aplicação possivelmente muito popular, pode ser na indústria cosmética. As calcites podem esconder pequenas manchas e imperfeições da pele, segundo indica Zhang Shuang.


5 comentários:

Carlos Alberto disse...

estou impressionado ,nosssaaaaaa!

---------------------------------

Renda honesta de verdade na internet

Conheça --> w w w cursosdanet com/sgda

Talita disse...

Harry POtter, é você?! :D
hauahua =x

bradba disse...

incrivel
===================================
http://www.notube.com.br/

bradba disse...

incrivel
======================
http://www.notube.com.br/

Lauro Daniel disse...

Olá,

Parabéns por seu Blog!

Gostaria de convida-lo a conhecer o T3, um excelente lugar para divulgar seu Blog, pois no T3 Todos os links são Folow melhorando suas posições nas pesquisas e existem pessoas realmente interessadas no seu conteúdo.
Venha Conferir o melhor da Internet todos os dias e divulgar seu Blog no T3.

www.t3.tol3.net

Grande Abraço e Muito Sucesso!
T3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...