sábado, 25 de setembro de 2010

O incrível Camaleão Pantera (Furcifer pardalis)

O Camaleão Pantera (Furcifer pardalis) vive nas regiões leste e norte de Madagascar em um bioma de floresta tropical. Além disso, foi introduzido na ilha da Reunião e Maurício.

O macho do Camaleão Pantera pode crescer até 20 polegadas (50 cm) de comprimento, possuindo tipicamente cerca de 17 polegadas (45 cm). As fêmeas são geralmente muito menores, cerca da metade do tamanho. O macho do Camaleão Pantera possui também cores muito mais vibrante do que as fêmeas. A coloração varia com a localização, e os padrões de cor diferente do Camaleão são geralmente devido à localização geográfica em que se encontram.


Os camaleões das áreas de Nosy Be, Ankify Ambanja são normalmente de um azul vibrante, enquanto os de Antsiranana e Sambava são vermelho, verde ou laranja. As áreas de Maroantsetra e Tamatave possuem principalmente espécimes vermelhas. Existem inúmeras outras cores e padrões diferentes entre as regiões. As fêmeas do Camaleão geralmente são marrons, com toques de pêssego, rosa ou laranja, não importando a região, mas há pequenas diferenças nos padrões e cores.

Quando grávidas, ou carregando ovos, as fêmeas possuem a cor marrom escuro ou preto com listras laranja para indicar aos machos que não têm intenção de acasalamento. A coloração e o padrão exato das fêmeas grávidas variam dependendo da fase de cor do camaleão. Isso fornece uma maneira útil para distinguir entre os locais.

Também é um equívoco comum acreditar que camaleões de qualquer espécie podem mudar de cor para combinar com o ambiente que se encontra. Todos os camaleões têm uma gama de cores naturais com as quais nascem e é ditada pela sua espécie. A mudança de cor é, na sua maior parte, inconsciente. Ele é afetado pela temperatura, clima e luz. Se, por exemplo, a cor roxa não está dentro da gama de cores que sua espécie em particular pode mudar então eles nunca vão ficar roxo.

Como a maioria das espécies de camaleões, o Camaleão Pantera é muito territorial. Eles passam a maior parte de sua vida em isolamento, além das sessões de acasalamento. Quando dois machos entram em contato, eles mudam de cor e inflam seus corpos, tentando fazer valer a sua posição dominante. Muitas vezes essas batalhas se encerram com o perdedor recuando, voltando a monótona cor escura.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...