terça-feira, 14 de setembro de 2010

10 supreendentes florestas petrificadas

Veja neste post, remanescentes belamente coloridos de paisagens há muito desaparecidas que são ligações importantes para o mundo como ele era há muitos milhões de anos atrás.

1.Parque Florestal Nacional do Arizona, E.U.A:
Talvez a mais famosa das florestas petrificadas do mundo pode ser encontrada em um Parque Nacional, localizado no nordeste do estado do Arizona. O parque possui uma série de distintas concentrações de madeira petrificada que foram dados nomes tais como a Floresta Negra, a Floresta de Cristal, a Mata do arco-íris e assim por diante.

2.Floresta Petrificada de Ginkgo, Washington, E.U.A:
A exuberante floresta de Gingko, Sequoia e até 20 outras espécies de árvores que floresceram a 15 milhões de anos atrás está localizada no estado de Washington. Muitas destas árvores encontraram seu caminho para o fundo do lago Vantage, que foi enterrado por uma série de erupções vulcânicas. As cinzas e lava protegeu da decomposição por insetos e bactérias as árvores mortas, enquanto a água da percolação através da lava arrefecida trouxe sais minerais e produtos químicos que gradualmente substituiu a matéria orgânica, petrificando a madeira.

3.Floresta petrificada de Lesbos, na Grécia:
A ilha grega de Lesbos (ou Lesvos) abriga a Floresta Petrificada de Lesvos, talvez o maior acúmulo de madeira petrificada da Europa. Há cerca de 15 à 20 milhões de anos de idade, as árvores foram preservadas e fossilizada por uma série de erupções vulcânicas que sepultaram porções inteiras da floresta com grossos cobertores de cinzas. Em 1995, o Museu de História Natural da Floresta Petrificada de Lesvos foi fundado para apresentar e estudar o único registro do passado, bem como protegê-lo contra explorações prejudiciais.

4. Floresta Petrificada do Mississippi, E.U.A:
Há cerca de 35 milhões anos, perto do que é hoje a cidade de Flora, Mississippi, ocorreu uma grande inundação que varreu uma floresta primitiva de mil anos de idade. Pouco depois desse evento, as árvores foram enterradas em lama rica em minerais, e o processo de petrificação começou. Hoje, troncos e galhos de árvores que ficavam a 100 pés (30,5 metros) de altura, mais uma vez conseguem ver a luz do dia após terem sido expostos pela erosão. Um dos exemplos mais notáveis de madeira petrificada neste local é o"The Frog", uma porção do tronco de uma árvore outrora poderosa que pesa 6,776 kg.
5.Floresta azul do vale do Eden, Wyoming, E.U.A:
A floresta petrificada do Eden Valley, Wyoming, foi formada a partir de árvores caídas que viveram a cerca de 50 milhões de anos atrás, em uma área pantanosa. Quando as árvores morreram e caíram em um pântano, elas foram rapidamente cobertas com algas ,as algas preservaram a superfície original da casca das árvores e impediram a sua decomposição. A madeira e eventualmente, as algas moldes e os espaços entre eles foram preenchidos por minerais, muitas vezes em requintada forma cristalina.

6. Bosque Petrificado, Argentina:
Há cerca de 140 milhões de anos atrás, os Andes ainda não existiam e o que são hoje as estepes áridas da Patagônia na argentina estava úmida e enevoada, coberta por florestas de árvores gigantescas Araucatis Mirabilis que atingiam até 330 metros em direção ao céu.

7.Yellow Cat Flat, Utah, E.U.A:
No oeste dos Estados Unidos está o mais interessante sitio arqueológico,conhecido como um viveiro de fósseis de dinossauro, mas dispersos entre os abundantes ossos de dinossauros que vagavam entre as árvores,estão alguns dos exemplares mais notáveis de madeira petrificada de Yellow Cat Flat, ao norte de Moab, Utah. Grande parte da madeira petrificada encontrada aqui tem corroído a partir da Formação Morrison, rochas com cerca de 150 milhões de anos atrás no período Jurássico.

8.Parque Nacional Theodore Roosevelt, Dakota, América do Norte:
O deserto do oeste de Dakota do Norte tem muita coisa boa para mostrar a você, se você estiver interessado em madeira petrificada. Datam da época do Paleoceno (cerca de 55 milhões de anos atrás, depois que os dinossauros foram extintos),a madeira petrificada podem ser encontrada espalhada em pedaços e troncos truncado que ainda estão de pé.

9.Floresta Pré-histórica de Kauri, Nova Zelândia:
A mais antiga arvore de Kauri media 75 pés (23 metros) de comprimento, 37 pés (11,3 metros) de largura e pesava 140 toneladas. O exame dos anéis de crescimento da árvore determinou que ela tivesse 1087 anos de idade quando morreu. Parte dela foi transformada em uma escada em espiral única que pode ser visto na vitrine e ponto de venda do antigo Reino Kauri em Awanui, Nova Zelândia.

10.Floresta mumificada da Ilha Axel Heiberg, Canadá:
Localizada no Canadá na Axel Heiberg Island,existe uma floresta mumificada com raízes retorcidas.Apesar de não ser petrificada,ela não está viva,a madeira antiga, excepcionalmente pode ser serrada e queimada, se necessário - e se você é um paleobotânico, este é local certo para você se deliciar

2 comentários:

Peter disse...

http://excedendo140.blogspot.com
Tem uma floresta petrificada no Rio Grande do Sul, na cidade de MATA... Se auto-proclamam: Mata, a cidade das pedras... muito bom o Post

Etcetra disse...

Em Tocantins (Filadélfia) tem uma importante floresta petrificada! Procurando no Youtube por “Globo Repórter - Floresta petrificada guarda relíquias de tempo anterior aos dinossauros” pode ser visto vídeo sobre o tema!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...