sábado, 30 de janeiro de 2010

Qual é o menor mamífero do mundo?

O título é disputado por dois animaizinhos realmente minúsculos: um morcego chamado kitti e um roedor, o musaranho-pigmeu. "Ambos pesam, em média, apenas 2 gramas", afirma o zoólogo Mário de Vivo, da USP.

Kitti(Craseonycteris thonglongyai)

O Kitti(Craseonycteris thonglongyai) - apelidado de morcego focinho-de-porco por causa do nariz empinado - mede entre 2,9 e 3,3 centímetros e só foi descoberto em 1974, nas cavernas do vale do rio Kwai, na Tailândia.

musaranho-pigmeu (Suncus etruscus)

O musaranho-pigmeu (Suncus etruscus) é o menor mamífero de todos os não-voadores, tendo apenas 52 mm de comprimento e uma cauda de 30 mm. O musaranho-pigmeu costuma ser encontrado nos campos, florestas e vales da Europa mediterrânea e também na África.Quando chega a noite, o musaranho, que consegue comer em pouco tempo uma determinada quantidade maior que seu peso, caça insetos, aranhas, vermes e larvas. Acredita-se que se o musaranho ficasse mais de dez horas sem alimentação, morreria rapidamente.
Seus filhotes costumam nascer cegos e pelados, e tornam-se independentes em poucos dias. Os filhotes nascem de uma gestação de 3 a 4 semanas, menores que uma abelha.
De comportamento valente e agressivo, tendo 30 dentes afiados, o musaranho-pigmeu é solitário, e pode chegar à morte se ficar exporto à luz do dia por um longo período; por isso se abriga em pedras e raízes de árvores. Sua defesa contra predadores é expelir um cheiro forte da sua própria pele.Seu coração bate aproximadamente 1 200 vezes por minuto.

Fonte:http://mundoestranho.abril.com.br// - http://www.curiosidadesdomundoanimal.com.br

2 comentários:

lison disse...

Saudações!
Que Post Fascinante!
Amigo Décio, é impressionante os números apresentados, e registre-se hiper interessantes!
Gostei muito do seu post!
Parabéns!
LISON.

Fernando Monção - disse...

Você arrebenta Escobar...É uma honra ser seu amigo e ter acesso as informações que você nos traz.
Muito obrigado mesmo.
Num universo tão fútil que a rede virtual vem se tornando, temos que resistir na luta de nivelar por cima.
Abração ( todo orgulhoso) do compadre,
Fernando.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...