segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Conhecendo a natureza:Três Formigas que você não gostaria de conhecer de perto

Ao contrário do que muitos podem pensar, alguns dos ferrões mais dolorosos do mundo dos insetos pertencem as formigas, apesar da fama ficar com abelhas e vespas.Se você já teve um encontro com a formiga lava-pés e achou desagradável, aqui vão 3 bichinhos para passar bem longe.
Pogonomyrmex maricopa é uma das formigas mais comuns do Arizona (E.U.A) e é considerada o inseto mais venenoso do mundo.O veneno contido na picada desta formiga é equivalente ao de doze picadas de abelha. O processo da picada é efetuado em duas partes em que a formiga morde e segura com suas mandíbulas e aplica o ferrão. Esse método permite que ela injete veneno repetidas vezes na mesma região.Em pessoas alérgicas seu veneno pode provocar a morte.
A Paraponera clavata (formiga cabo-verde) existe nas florestas tropicais da Nicarágua até o Paraguai e é famosa por seu ferrão.Sua picada é considerada a mais dolorosa de todos os insetos e ocupa o topo da escala Schmidt de dor (Schmidt Sting Pain Index), sendo descrita como 24 horas ininterruptas de dor intensa.Em rituais de iniciação de algumas tribos, para atingir a maioridade, um garoto precisa aguentar vinte picadas dessa formiga sem gritar.
O que seria de uma lista com insetos venenosos se não constasse ao menos um vindo da Austrália?Myrmecia pilosula é uma formiga encontrada na Austrália e na Tasmânia que, quando adultas, tendem a ser solitárias, apesar de viverem em colônias. São extremamente territoriais e agressivas e lutam com outras da mesma espécie e até mesmo, com as da sua própria colônia.
O veneno dessa formiga está entre os mais potentes do mundo dos insetos e a ferroada provoca inchaço, irritação e febre. Em pessoas alérgicas, pode provocar choque anafilático.Na Tasmânia ela provoca mais mortes do que aranhas, vespas, cobras e tubarões. Combinados!


Um comentário:

Sistema de Trabalho em Casa disse...

bom pela distancia da onde elas se encontram, posso ficar mais tranquilo que não vou conhecê-las de perto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...