segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Peixe gigante da Amazônia pode estar mais ameaçado do que se pensa

Pirarucu

O pirarucu (Arapaima gigas), é o maior peixe com escamas que ocorre em habitats de água doce podendo atingir os 3m de comprimento e os 200kg de peso. O animal habita os rios amazónicos e apesar dos seus hábitos aquáticos respira ar, pelo que deve emergir a cada 5-15 minutos.
Como consequência do seu avultado tamanho e dos seus hábitos de deslocação frequente à superfície, o pirarucu tem sido alvo de sobrepesca e alguns estudos realizados por investigadores americanos sugeriram que esta pode ser uma ameaça séria.
Perante o estado precário das populações de pirarucu o Brasil implementou medidas de controle e gestão da atividade pesqueira do peixe gigante. Embora tenham sido postos em prática alguns projetos comunitários de gestão da pesca de pirarucu, que originaram um crescimento anual de 50% em algumas populações, outras continuam a padecer de elevada sobrepesca o que leva a um temor pela sobrevivência da espécie.
Recentemente foram publicados novos dados que voltam a “soar” o alarme no que toca à conservação do maior peixe de água doce com escamas do mundo. Com efeito, um estudo levado a cabo pela equipe que alertou para a desfavorável situação populacional do pirarucu revelou que os especímes de museu identificados como Arapaima gigas pertencem na realidade a quatro espécies distintas.
Assim, pode dar-se o caso que embora algumas populações de uma ou outra espécie estejam se recuperando, haja outras que permanecem sob a ameaça da sobrepesca que podem aproximar-se da extinção.
Assim, os investigadores defendem ser essencial a realização de mais estudos para saber mais sobre as diferentes espécies e poder gerir com eficácia a ameaça da sobrepesca.

Um comentário:

maximumforma disse...

Meu seu blog é espetacular show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
UM grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...