sábado, 9 de janeiro de 2010

Existe atualmente algum réptil voador como os pterodactilos?

Descartando as aves, descendentes vivas dos dinossauros, a resposta é não. Não existe um análogo atual ao extinto pterodactilo entre os répteis modernos. No entanto, atualmente existem alguns répteis com habilidades aéreas surpreendentes. Este é o caso da serpente arborícola voadora do Sudeste Asiático que é capaz de mergulhar de grandes alturas e ir planando por mais de 100 metros.
Sua constituição, realmente delgada, a sua capacidade de expandir as costelas para aumentar a sua superfície corporal e portanto sua resistência ao ar, e especialmente seu movimento helicoidal no ar -na verdade se movem como se estivessem nadando na superfície da água-, não só lhe permite descer com segurança de galho em galho, mas também planar pequenas distâncias em um plano horizontal.
Não é de estranhar que este réptil pequeno (1,2 metros de comprimento) pouco peçonhento, seja conhecido como serpente voadora (Chrysopelea paradisi). Estas serpentes usam sua habilidade aérea para capturar pequenos répteis e escapar de seus inimigos. Claro que suas presas também têm habilidades incríveis como mostrado no vídeo acima com o interessante lagarto voador (Draco Volans).
Fonte:National Geographic

Um comentário:

Josy Nunes disse...

Oi,
Amigo,
Fiquei espantada com o voo!!! Incrível!! Parabéns pelo post
Bjos e fica com deus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...