quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Os animais sonham?


Sim. Em vários mamíferos estudados, como ratos, gatos, cães, macacos e elefantes, especialistas verificaram a presença do REM, estágio do sono em que rolam os sonhos. Nas aves também, mas, por outro lado, ainda não há registro de que isso ocorra com os répteis, talvez por serem animais de sangue frio. Mas qual é o conteúdo dos sonhos dos bichos? "É impossível formular hipóteses, mas acreditamos que esteja relacionado à memória de eventos vividos pelo animal", diz a psicobióloga Sílvia Helena Cardoso.
Uma das descobertas mais recentes foi feita por cientistas do Centro de Memória e Aprendizado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, nos Estados Unidos. Ao monitorar a atividade cerebral de ratos acordados e dormindo, os pesquisadores viram que os roedores têm um padrão de sono semelhante ao nosso, com sonhos longos, complexos e até possíveis pesadelos!

4 comentários:

Rosana Madjarof disse...

Décio,

Com toda a certeza eu digo que os animais sonham sim...

As minhas malteses têm até pesadelos, e muitas vezes eu acordo no meio da noite para acalmá-las, pois elas ficam gemendo, se retorcendo, como se estivessem com medo. Aí eu tenho que fazer carinho e dizer: Calma... Já passou... Mamãe tá aqui...

Não sou louca não viu! É que elas são minhas filhinhas, não são minhas cachorrinhas... hehehe Amo demais minhas malteses, meu poodle, minhas 2 SRD, e meus 15 gatos...

Adorei a postagem.

Bjs.

Rosana.

erickfigueiredo disse...

Imagino o sonho de um cão: um lindo bife sangrento... Ao acordar o pobre recebe sua ração à base de vegetais. Triste, não é mesmo?

Lauro Daniel disse...

Escobar,

Bela e interessante postagem!

Amiga Rosana,

Muito Legal saber de seu carinho pelos cães, também sou assim!

Grande Abraço;
Lauro Daniel

minha cidade esquecida disse...

A minha pretinha também sonha quando está dormindo no meu colo,ela meche as patinhas,boca e até rosna.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...