
Esses elementos fazem parte dos chamados "aerossóis", que desempenham um papel crucial no clima do planeta, afirma o estudo realizado pelo cientista Ruprecht Jaenicke, do Instituto para a Física da Atmosfera da Universidade de Mainz, na Alemanha. Até agora se pensava que os elementos causadores da contaminação atmosférica eram, com exclusão de quase todos os demais, a fumaça das fábricas, os gases provenientes da queima de combustível de automóveis e as cinzas. Segundo os especialistas, também o pó, o sal e fenômenos geológicos, como as erupções, podem produzir "aerossóis".
Mas não se sabia que os corpos dos seres humanos e os de outros animais que habitam o planeta pudessem ser parte importante da contaminação atmosférica, que, em última instância, incide em seu futuro climático. No entanto, após recolher "aerossóis" em diferentes ambientes e em diferentes estações do ano, Jaenicke descobriu que cerca de 25% de suas mostras estavam compostas por elementos que não tinham sido considerados importantes. Entre eles, o cientista identificou partículas de pele de animais, caspa e células mortas, fragmentos de plantas, pólen, esporos, bactérias, algas, vírus e cristais de proteínas.
Segundo Jaenicke, a importância dessas partículas celulares poderia ser muito grande como fator de influência nas condições climáticas. Como exemplo, citou o caso do pólen, que atrai a umidade e poderia ser um catalisador ou núcleo na condensação de nuvens. Por outro lado, outras partículas biológicas, como os restos de plantas, as bactérias e o plâncton marinho são excelentes núcleos na formação de gelo. Esses núcleos desencadeiam as precipitações pluviais e, portanto, eliminam a água da atmosfera, explicou o cientista.
Fonte:EFE Washignton
Um comentário:
Tenha muito cuidado com os produtos de beleza que usamos. Você deve consultar o seu médico lhe recomendar o shampoo e condicionador para cuidar da caspa e queda de cabelo. Eu espero que você aprenda a minha recomendação
Postar um comentário