quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?


O fim do movimento de rotação da Terra já foi tema de vários filmes e história de ficção científica. De fato, nem mesmo os cientistas sabem exatamente quais seriam as verdadeiras conseqüências disto para os seres vivos, no entanto, uma coisa é fato: seria uma catástrofe inimaginável. Para a maioria dos cientistas, o mais provável é que a vida na Terra seria extinta. Para o professor Marcelo Knobel, do Instituto de Física da Unicamp, se a Terra parasse de girar, o planeta sofreria os efeitos da inércia, uma vez que sairia de uma velocidade de aproximadamente 900 km/h (em uma latitude de 45°) para zero.
Desta forma, todas as construções sobre a superfície terrestre desabariam, além disso, fortíssimos terremotos sem igual assolariam a face da Terra. Em médio e longo prazo, praticamente todos os ecossistemas seriam destruídos; provavelmente algumas espécies de regiões abissais poderiam sobreviver, já que têm a vida baseada na quimiossíntese. Essa destruição se daria pelo fato de que, nestas condições, o dia terreno passaria a durar um ano, metade dele com luz solar e a outra metade nas trevas, o que destruiria todos os seres vivos por calor ou frio extremo.
Por calor, pelo fato de que haveria uma evaporação intensa de água dos oceanos do lado dia, aumentando o efeito estufa, e, consequentemente, as temperaturas, que poderiam chegar a níveis exorbitantes. Por frio, pelo fato de que as correntes oceânicas do lado noite formariam camadas de gelo muito espessas, que não derreteriam nem se estivessem no lado dia, desencadeando uma eterna era glacial.

7 comentários:

MDuval disse...

Bom, meu amigo, espero, depois de ler seu post, que a terra continua girando por milhões e milhões de anos. Acho que não seria nada agradável viver este estado.
ABÇão
MarGGa

Dinarte Pimentel disse...

É um exercício intelectual algo engraçado...
Mas por que "carga d'água" é que a Terra deixaria de girar subitamente??
E se o Sol emigrasse...? etc, etc...
De facto a velocidade de rotação da terra tem diminuído gradualmente ao longo da sua história geológica, é por isso que há milhões de anos o dia era mais curto, (desde cerca de 6 horas inicialmente, se não estou em erro), mas que foi aumentando até hoje, e irá continuar a aumentar.
Mas parar!!! Gosto de me preocupar com coisas mais "terrenas". Com o aquecimento global, por exemplo.

molho disse...

""Por calor, pelo fato de que haveria uma evaporação intensa de água dos oceanos do lado dia, aumentando o efeito estufa,""

PQP, isso que da fugir da escola.

Paulo disse...

Se a terra parasse de 900 km/h para 0.Todos iriam morrem , porque desintegra nao so as superficies mas todo o interior do ser humano.Por isso que quando um aviao cai, geralmente as pessoas morrem antes da batida pela velocidade da desaceleração.

Abraços

Digs disse...

É provável que a Terra venha a parar de girar um dia, mas seria gradativamente, não subtamente. De qualquer forma, a vida no planeta seria provavelmente extinta.

Robson disse...

seria msm uma catástrofe...
Q a terra continue girando!

shawn disse...

O assunto já foi tema de filmes sobre catástrofes, mas ainda assim causa incertezas na comunidade científica sobre suas reais conseqüências. Para o biólogo Wellinton Delitti, do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociência da ccie exam, se um dia a Terra parar de girar, o mais provável é a extinção total de vida no planeta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...