domingo, 13 de setembro de 2009

O Amianto usado em caixas d’água é cancerígeno?


O Amianto pertence a uma família de minerais fibrosos que são encontrados em depósitos subterrâneos, essa fibra mineral é usada no isolamento das casas, na proteção ao fogo (em roupas de segurança), caixas d’água, pisos, telhas, componentes de freios de automóveis, revestimentos de máquinas e alguns tipos de material plástico. A vasta utilização do amianto é explicada por suas propriedades: resistência ao fogo e à corrosão, pouco peso e baixo custo de produção. A inalação do amianto é considerada extremamente nociva à saúde, causando diversos tipos de doenças pulmonares.
Acredita-se que as fibras de amianto são responsáveis pelo aumento do risco de câncer de pulmão em trabalhadores que são expostos diariamente a essa substância, como: mineiros, trabalhadores da construção civil, profissionais que precisam manipular o amianto e mecânicos que trabalham com freios. O pior é que o câncer só ocorre após longos períodos de exposição, ou seja, os sintomas podem levar até 50 anos para aparecer. A periculosidade do amianto é explicada pela sua ação no organismo, uma vez dentro do corpo humano, as fibras microscópicas do pó de amianto nunca mais são eliminadas.
Essas fibras estimulam as mutações celulares que são a origem dos tumores. Alguns médicos afirmam que o risco surge apenas quando o material é partido, rachado ou danificado, e seu pó liberado no ambiente. Portanto, beber água de uma caixa d’água de amianto não é perigoso. Porém, o amianto já foi banido dos Estados Unidos e de quase toda a União Européia. No Brasil, sua utilização ainda é permitida, mas o Congresso Nacional tem um projeto para que ela diminua progressivamente e seja totalmente abolida.

5 comentários:

Francisco Castro disse...

Decio!

Existe uma discursao muito forte ha bastante tempo quanto a utilizaçao ou nao desse tipo de caixa de agua dada a possibilidade da agua extraida de caixas produzidas com o amianto facilitarem o surgimento de cancer. Dada essa informaçao em sua postagem nos deixa um pouco aliviados.

Abraços

Francisco Castro

WANDER.CHEF disse...

Infelizmente como sempre estamos atrzados.
Se já foi constatado a periculosidade ,nada mais correto do que abolir seu uso!

Sandra F. disse...

Realmente é bom saber que o amianto usado em caixas d'água não oferece grande risco, no entanto, o melhor é a extinção desse tipo de caixa d'água. Seguro morreu de velho.
Abraços.

Fernanda disse...

A única mina de amianto da América Latina está localizada em Minaçu (GO).
Realmente há uma discussão em torno do assunto. O amianto é considerado cancerígeno, não para quem utiliza produtos feitos a partir dessa matéria-prima (a fibra é utilizada na produção de caixas d'água e telhados) mas, para quem lida de forma constante com o pó de amianto (totalmente tóxico).
O mineral só pode ser utilizado no pais, se for da variedade crisotila (menos prejudicial).
Enfim...essa polêmica ameaça o fim da mina, se for comprovado os malefícios à saúde. Minaçu estará ameaçada pois, praticamente é a única fonte de renda da cidade.

shawn disse...

O Amianto pertence a uma família de minerais fibrosos que são encontrados em depósitos subterrâneos, essa fibra mineral é usada no isolamento das casas, na proteção ao fogo (N10-004), caixas d’água, pisos, telhas, componentes de freios de automóveis,Acredita-se que as fibras de amiant

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...