sábado, 8 de agosto de 2009

Especialistas lançam livro sobre a química “verde” derivada do açúcar

Substâncias derivadas do açúcar geram química limpa para detergentes
Foto: Uwe Hermann
A redução dos impactos ambientais causados pelos processos químicos é um dos principais objetivos da sociedade global, nesses tempos de gases de efeito estufa e mudanças climáticas. Recentemente, pesquisadores de dez países lançaram nos Estados Unidos o livro Sugar-Based Surfactants: Fundamentals and Applications, obra que destaca a ecoeficiência de produtos derivados de substâncias tensoativas à base de açúcares, principalmente na indústria da limpeza.
O livro foi organizado pelo professor Cristobal Ruiz, da Universidade de Málaga, na Espanha, e traz artigos de pesquisadores da Itália, Suécia, Holanda, Japão, Alemanha, França, Estados Unidos, Irlanda e Brasil. Omar El Seoud, professor titular do Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP) e sua orientanda de doutorado Paula Galgano foram os responsáveis pelo capítulo Tensoativos iônicos à base de açúcares: síntese, propriedades de solução e aplicações.

Tensoativos da maioria dos detergentes domésticos são à base de petróleo/Foto: Atelier Vanessa Maurer

“Escrevemos sobre a síntese, as propriedades e as aplicações de tensoativos iônicos – isto é, os que têm carga – à base de açúcares. Trata-se de um tema importante para o Brasil, porque nossa situação é muito privilegiada para a produção em larga escala, já que temos grande disponibilidade de açúcares, como sacarose, glicose e frutose, assim como de ácidos graxos, permitindo ampla gama de aplicações”, explicou El Seoud à Agência da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Aplicação

Os tensoativos à base de glicose já são empregados em algumas fórmulas de limpeza doméstica no Brasil.“Na maior parte dos detergentes de uso doméstico hoje existentes no mercado, eles [tensoativos] são baseados no petróleo”, comparou o pesquisador. Já os surfactantes à base de sacarose e sorbitol (ou glicose reduzida) são amplamente utilizados nas indústrias de alimentos, cosmética e farmacêutica, especialmente como solubilizantes e emulsificantes. El Seoud contou que essas substâncias têm custo competitivo, são produzidas com matérias-primas renováveis e biodegradáveis.
“Eles seguem os princípios da “química verde”, já que não há resíduos: tudo o que entra no processo de fabricação sai no produto. Isso é importante porque a principal fonte de tensoativos hoje é o petróleo e há urgência em buscar fontes alternativas para matéria-prima desses produtos”, ressaltou o pesquisador.

Fonte: http://blog.eco4planet.com

3 comentários:

Missao disse...

Pesquisador Brasileiro PATRIOTA

Prezado Cidadão Brasileiro,

A Equipe Brasileira do AGUAPÉ acaba de VER um TRABALHO de um Pesquisador Brasileiro e por apresentá-lo, em Língua Inglesa, temos a expor o que segue.

Todos os Pesquisadores Brasileiros, com raras exceções, concluiram o 1º e 2º Grau, como o seu Curso de Graduação as CUSTAS do SUOR de toda Sociedade Brasileira, então qualquer um pode exigir que os TRABALHOS de PESQUISAS sejam PUBLICADOS não apenas em Revistas Científicas, em Inglês & PAGA (CARAS) – se a Sociedade Brasileira paga (MUITO ALTO), no mínimo, devemos prestar CONTAS, em nossa LÍNGUA (PORTUGUÊS), pois devemos FACILITAR na sua UTILIZAÇÃO, principalmente pelos desprovidos de Formação Escolar de Qualidade e/ou Financeiro.

Pelo exposto acima, algo semelhante se aplica ao Desenvolvimento de Novos Produtos / Tecnologias (PATENTES), pois em tudo, direta ou indiretamente, entra o SUOR de toda Sociedade Brasileira – SEJAMOS mais JUSTOS & ÉTICOS.

Se a Legislação Brasileira nos exige as CONTRIBUIÇÕES / IMPOSTOS, temos, também, os Direitos sobre as PATENTES, portanto podemos / devemos passar a QUESTIONAR – para que uma EMPRESA de outro PAIS faça uso dos RESULTADOS das NOSSAS PESQUISAS podemos / devemos COBRAR por isso, mas a ARRECADAÇÃO deve ser da Sociedade Brasileira e não apenas para quem Desenvolveu os Produtos / Novas Tecnologias & Órgãos de PATENTEAMENTO deste BRASIL & Outros PAÍSES – o exposto é próprio para aqueles que acreditam na Química VERDE & Lutas NOBRES pelo Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUTENTÁVEL.

CUIDADO: O AGUAPÉ, na maioria das situações, pode estar contaminado por Microorganismos Patogênicos ou Produtos Tóxicos que pode atingir / contaminar as Pessoas Inexperientes e ser FATAL – requer utilização de Sistema de Proteção apropriado.

NOTA 01: a Equipe BR do AGUAPÉ recomenda ampla utilização do AGUAPÉ à todos que acreditam na Química VERDE.

NOTA 02: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS, Novas LEIS, entre outros recursos, estabelecidos e aprovados por Deputados / Senadores pouco PREPARADOS para estabelecer as Verdadeiras Soluções para essa e outras QUESTÕES.

NOTA 03: é de sua RESPONSABILIDADE utilização CORRETA / ÉTICA das INFORMÇÕES repassadas pela Equipe BR do AGUAPÉ.

NOTA 04: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) - apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do AGUAPÉ, te agradeçerão.

NOTA 05: torne-se DIFERENTE no seu Dia a Dia, certo que no FUTURO, não distante, conseguirá FANTÁSTICOS RESULTADOS que poucos conseguem – na medida do possível inicie o seu DIA, arregaçando as mangas & mãos as obras no cumprimento das suas Obrigações / Deveres, certo que vai Pré-Aquecer a sua MENTE para realizar, com SABEDORIA os TRABALHOS do DIA a DIA, entre OUTROS.

NOTA 06: a Equipe BR do AGUAPÉ já tomou as iniciativas para a criação da OSCIPE - Equipe BR do AGUAPÉ, visando abrir OFICIALMENTE as PORTAS para toda Sociedade Brasileira, principalmente para os PESQUISADORES, AUTORIDADES e os POLITICOS que se apresentarem Interessados pelo AGUAPÉ.


Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

MISSAO TANIZAKI
Servidor Público Federal
Bacharel em Química
missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
OSCIPE - Equipe BR do AGUAPÉ
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Vanessa Maurer disse...

Obrigada por mencionar o crédito na foto!
Abraços,
Vanessa Maurer

Missao disse...

Biotecnologia–ÉTICA de Interesse da HUMANIDADE & A G U A P É

Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

A Equipe BR do AGUAPÉ por meio deste ALERTA informa as Autoridades Mundiais que as “MENTIRAS que se tornam VERDADES” precisam ser COMBATIDAS, com ÉTICA, como o Maior INIMIGO da HUMANIDADE.

Na QUESTÃO das Mudanças Climáticas que preocupam Muitas Autoridades Mundiais, o PETRÓLEO & Seus MALEFÍCIOS chegam a ser IRRISÓRIOS se for comparado ao que o CARVÃO MINERAL pode causar ao Planeta TERRA & BIODIVERSIDADE, onde inclui–se a própria HUMANIDADE – Essa QUESTÃO vem sendo conduzida / tratada de forma EQUIVOCADA porque as Autoridades Mundiais não tem percebido como as “MENTIRAS que se tornam VERDADES” ou porque muitos são INDIVÍDUOS NÃO–ÉTICOS.

Tudo que vem sem realizado para Combater as Mudanças Climáticas é INSUFICIENTE para evitar a PIOR de todas as CATÁSTROFES, essa afirmação tem por base ao FATO que segue.

As RESERVAS do PETRÓLEO devem se esgotar em 40 a 60 anos e o CARVÃO MINERAL levará entre 150 a 200 anos – facilmente percebemos que a HUMANIDADE ainda NÃO ENXERGOU o Seu MAIOR INIMIGO & PERIGO.

Biotecnologia–ÉTICA de Interesse da HUMANIDADE & AGUAPÉ: a nossa PROPOSTA é a de desenvolver o AGUAPÉ TRANSGÊNICO que poderá / deverá ser utilizadas nas Fazendas Marinhas, para a Produção & Industrialização do AGUAPÉ, em MEGA ESCALA, visando a Substituição TOTAL do PETRÓLEO & CARVÃO MINERAL, certo que conseguiremos efetivar a mais AMPLA DESPOLUIÇÃO das suas ÁGUAS.


OBSERVAÇÃO: recomendamos a VOCÊ contribuir para uma Ampla DIVULGAÇÃO quanto ao exposto, se acredita em Biotecnologia–ÉTICA & Química VERDE.

NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) - apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.

LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !


Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

MISSAO TANIZAKI
Servidor Público Federal
Bacharel em Química
missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
OSCIPE (*) - Equipe BR do A G U A P É
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

(*) REF.: Definições do SEBRAE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...