domingo, 18 de julho de 2010

10 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre as baratas

Blattaria ou Blattodea é uma ordem de insetos cujos representantes são popularmente conhecidos como baratas. É um grupo cosmopolita, sendo que algumas espécies (menos de 1%) são consideradas como sinantrópicas.(Espécies sinantrópicas são aquelas que vivem próximas às habitações humanas).Veja agora 10 curiosidades sobre estes supreendentes insetos:
1.O mais antigo fóssil de barata data do período Carbonífero (310-360 milhões de anos atrás). Elas eram tão abundantes neste período, que muitas vezes é chamado de Idade das baratas.

2.Existem aproximadamente 3.500 espécies conhecidas de baratas (embora outras fontes falem de 3.700 ou 5.000 espécies), agrupadas em seis famílias (blat, blatélidos, blabéridos, polifagia e criptocércidos e nocticólidos). Apenas 40 vivem em casas.

Blatta orientalis

3.A maioria das baratas é de clima tropical, mas algumas são de clima temperado. Apenas três espécies de baratas, a barata comum preta (Blatta orientalis), a barata americana (Periplaneta americana) e a barata branca ou barata alemã (Blatella germanica) estão distribuídas globalmente, como resultado de atividades comerciais.

Blatella germanica

4.Apesar do nome com reminiscências Teutônicas da barata alemã, ele não vem da Alemanha, mas, talvez, do Sudeste Asiático. De fato, na Rússia chamam-na de barata alemã e na Alemanha é chamada barata polaca. A barata americana é nativa da África tropical e foi introduzida na América no início do século XVII, provavelmente pelo comércio de escravos. Seu nome genérico, Periplaneta, significa que vagueia ao redor do mundo.

Periplaneta americana

5.Embora a grande maioria seja onívora, algumas espécies têm uma dieta restrita, alimentando-se de madeira, e por isso têm a ajuda de microrganismos em seu tubo digestivo para digerir a celulose. Em cativeiro, eles podem até mesmo devorar seus companheiros mortos, mas não atacam ou matam por comida. Se não tiver uma escolha, eles preferem carboidratos.

6.Apesar de ser um dos insetos mais desprezados, menos de 1% das espécies de baratas são pragas. Em termos de consumo de suprimentos e transmissão de doenças, moscas, pulgas e besouros causam mais danos aos seres humanos que as baratas. Ainda assim, a barata americana, a barata alemã e a baratas preta são o equivalente entomológico a ratos e camundongos.

Blaberus giganteus

7.Um par de espécies disputa o título de maior barata do mundo. Uma delas é a barata gigantesca da caverna (Blaberus giganteus), nativa da América Central e do Sul, que pode chegar a 9 polegadas e uma outra é a barata construtora de galerias gigante ou barata rinoceronte (Macropanesthia rhinoceros), espécie australiana que pode chegar a 7-8 centímetros de comprimento. Ainda assim, nenhuma outra barata priva-a de ser a mais pesada, já que pode pesar entre 20 e 33,5 gramas. Ambas são altamente valorizadas como animais de estimação.

Macropanesthia rhinoceros

8.A menor barata conhecida e da espécie norte-americana Attaphila fungicola, com 3 milímetros de comprimento e vive em ninhos de formigas vermelhas cortadeiras.

Attaphila fungicola

9.A barata verde da bananeira ou barata cubana, nivea Panchlora é uma espécie de pequeno porte com medidas inferiores a 2,5 centímetros distribuídas por Cuba e no Caribe e sua bela cor verde a torna muito popular como animal de estimação, mas, ao contrário de outras espécies é muito afeiçoado ao vôo.

Nivea panchlora

10.Se os seres humanos deixarem de existir, a maioria das baratas desaparece das regiões temperadas, pois não terão edifícios que lhes permitem se aquecerem durante o inverno.


7 comentários:

Pedro Martins Santana disse...

BARATAS FORAM FEITAS PARA NADA ELAS NÃO TEM NEHUM PAPEL NA DACEIA ALIMENTAR ESSAS FILHAS DA PUT@ KK

Leonardo disse...

"Ambas são altamente valorizadas como animais de estimação. "
Putz! Como eu nunca pensei em ter uma barata gigantesca da caverna na minha casa?!

Daiane Santana disse...

Ótima matéria! Gostaria de disponibilizar em meu blog, fico no aguardo de uma resposta de autorização. Abraços.

miguelrv555 disse...

a materia foi muito legal,na proxima deixe detalhado o valor delas na cadeia alimentar,ja que alguns idiotas tem a ignogancia de dizer que elas nao serve pra nada.......

stock disse...

Nãoooooooooo eu odeio barataaaaaas eca eu tenho horror, pavor,ódio, tudo eu tenho tudo de ruimm com elas vc não fez esse post, eu naum vou lê-lo, vc naum vai colocar barats na mnha tela de jeito nenhum....eu detetizo vc tb, vc est acontaminado por baratas.........ecaaaaaaaaaaaaaaaaa...só de pensar ainda fizeram filme desse raio.............na tela da minha tv não vai rolar barata

ljmmaciel disse...

barata é um ser vivo igual a vc ai de cima, se vc tem nojo delas elas tbm podem ter nojo de vc ja q vc é um ser sem pelos kkkkkkkkkkkkkk

      ____----___---¬¬ PISTOL@____-----__-¬¬ disse...

cara tem outra coisa q eu percebi esses dias em uma experiencia entre fogo + barata = a barata toda queimou, mais parte de seu corpo e as asas ñ pegaram fogo, nem aomenos trocou ou de formato e etc... abras

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...