terça-feira, 18 de maio de 2010

Cidades Fantasma: Locais abandonados devido a catástrofes ecológicas

Em todo o mundo, existem centenas de cidades-fantasma e lugares que foram abandonados devido a desastres ambientais:

Desastre de Chernobyl

Em 1986, o reator 4 explodiu em Chernobyl. Quatro trabalhadores foram mortos instantaneamente. Explosões e incêndios lançaram cerca de 5% do núcleo do reator radioativos para a atmosfera.

A fusão nuclear soprou a favor do vento sobre as cidades e até mesmo em países diferentes.

Prypiat, Ucrânia

A vizinha cidade de Pripyat, na Ucrânia, era casa dos trabalhadores de Chernobyl. A explosão de Chernobyl aconteceu por volta de uma da manhã quando a maioria das 50.000 pessoas em Pripyat estava dormindo.

40 horas depois, os moradores foram obrigados a evacuar. Até então, muitas das pessoas já sofreram envenenamento radioativo.

Centralia, Pennsylvania
Bem-vindo ao inferno - ou Centralia, na Pensilvânia, onde a mina de carvão subterrânea começou a queimar em 1962. O fogo ainda está queimando até hoje sob a cidade.

A maioria dos edifícios foi perdida para os incêndios ou atos da natureza. Em 2010, apenas cinco casas permanecem. Funcionários do Estado estão tentando remover estes moradores remanescentes e demolindo o que sobrou da cidade.

Base de Submarino Nuclear Rybachiy

Durante a corrida para ganhar a Guerra Fria, Bechyovinka era uma cidade associada a uma base de submarinos secretos russos na ilha de Kamchatka. Foi nesta base que a Rússia produziu o maior submarino nuclear na década de 1980.

As pessoas receberam ordens para sair. Havia rumores que a área estava contaminada por elevados níveis de radiação. Os serviços nos submarinos nucleares foram terminados. Houve também um problema com os catalisadores de platina que foram roubados.

Wittenoom, Australia

Na região de Pilbara, na Austrália, Wittenoom era a maior da cidade em 1950. As imagens acima mostram condições normais de trabalho na mina e as crianças jogando na sujeira de amianto na cidade.

Em 1966, a cidade foi abandonada por motivos de saúde devido à mineração de amianto nas próximidade de Wittenoom.

Gilman, Colorado

Gilman foi fundada em 1886 durante o Boom da prata no colorado, a mina Eagle mais tarde se tornou o centro de mineração de chumbo e zinco no Colorado.

Em 1984, a EPA ordenou que as pessoas abandonassem Gilman por causa dos poluentes tóxicos e contaminação das águas subterrâneas.

Bhopal, na India

Bhopal, Índia, não foi abandonada, mas sofreu um dos mais trágicos desastres ambientais que o mundo já viu. Durante o meio da noite em 1984, a fábrica da Union Carbide que fabricava pesticida, vazaram 32 toneladas do mortal isocianato de metila. Milhares de pessoas morreram e milhares ficaram deformados, cegos e deficientes. Mais de 2.000 corpos foram cremados em um dia. O solo e a água perto da fábrica foram contaminados e resíduos tóxicos continuam vazando. Foi um dos piores desastres industriais do mundo e até hoje não houve justiça.

3 comentários:

Daiana Rodrigues disse...

oi
Estou indicando seu blog para o prêmio Sunshine award
Passe no meu blog para ver oq deve fazer
http://ideiatpm.blogspot.com/2010/05/premio-sunshine-award.html

maria julia disse...

oi, Escobar... sempre leio o seu blog e acho o seu trabalho espetacular. fui estudante de Gestão Ambiental e seu blog me auxiliou muito nas pesquisas e curiosidades sobre o mundo! Parabéns pelos belos posts.
;*

Gabriel Myslinsky disse...

Olá, gostei muito do seu blog, seu trabalho é realmente fantástico!
Poderia lhe pedir um favor?
Faça uma postagem listando as catástrofes ecológicoas que já ocorreram em 2010.
Pode ser um top 10 ou até mesmo uma postagem mais completa.
já pesquisei em vários lugares e não consegui encontrar.
Acho que seria interessante deixar as pessoas por dentro de tudo aquilo que a natureza já causou a população mundial neste ano...
Obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...