sexta-feira, 19 de março de 2010

Tardigrada, o animal mais forte do planeta

TARDIGRADA
O tamanho deste animal é super pequeno, apenas cerca de 0,5 mm. Mas a resistência ao calor e ao frio é surpreendente. Ele pode sobreviver mesmo se forem congelados a uma temperatura de -200 ° C ou aquecido a uma temperatura de 150 ° C.
Por causa do tamanho muito pequeno, este animal é muito difícil de ser visto a olho nu, mas estes animais podem ser encontrados em quase qualquer altitude,de 6000 metros acima do nível do mar ao fundo do mar (4000 m abaixo do nível do mar).
Em Inglês, este animal é chamado WATER BEAR. Assim chamado porque tem a forma similar aos ursos e seu habitat é água, doce ou salgada.
Este animal foi identificado pela primeira vez e descrito em 1773 por Johann August Wphraim Goeze, um pesquisador de animais e sacerdote na Alemanha. Até agora, existem cerca de 1.000 espécies conhecidas de Tardigrada no mundo.
Além de viver em ambientes com temperaturas extremas, esses animais podem sobreviver no ambiente atmosférico extremo. Com base em pesquisa realizada pelo Departamento de Biologia da Universidade de Wisconsin-La Crosse, E.U.A., este animal revelou-se inoperante quando inserido em um vácuo, durante oito dias!Estes animais não morreram quando inserido em recipiente pressurizado acima de 1200 vezes a pressão atmosférica normal!
Ele é capaz de sobreviver sem água por muito tempo. Também suportam a exposição à radiação ultravioleta milhares de vezes acima do limite normal. Não morrem imediatamente quando cozidos com álcool!
Tardigrada de frente
Como estes animais podem ser tão fortes? A resposta está na capacidade de regular o metabolismo. Em condições extremas, ele pode mudar a velocidade do metabolismo em uma centena de vezes mais lenta do que o metabolismo normal. Essa mudança faz com que seja capaz de sobreviver sem água, ar, a altas temperaturas e baixa temperatura. Nessa condição, os sinais de vida acabam, apesar do fato de que não morrem.
Como a taxa metabólica cai, ele também fez uma série de ajustes. Por exemplo a água que perde em seus fluidos do corpo são substituídos por açúcar específico, chamado Trihalos. Como o corpo perde água, Trihalos irá formar um gel que protege o corpo contra a seca. Além disso, Trihalos também serve como uma fonte de energia.
Com estas habilidades, Tardigrada tem condições de sobreviver durante uma guerra nuclear.Suspeita-se que ele também pode sobreviver se lançado no espaço!

Um comentário:

ROBERTO LIMA disse...

Muito interessante, excerlente post.Parabéns

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...