quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Existe algum peixe que saiba contar?


Sim,os peixes da espécie Gambusia hol­brooki sabem calcular até 4! Pelo menos essa foi a conclusão de um grupo de cientistas da Universidade de Pádua, na Itália, após realizar uma série de estudos com o animal. O objetivo da pesquisa era medir a capacidade do peixe de diferenciar cardumes pelo tamanho e número de integrantes. Essa espécie tem apenas 6 centímetros de comprimento, é originária da América do Norte e se alimenta de larvas de mosquito. No mar, tende a formar grupos numerosos para se proteger de predadores.
Num experimento em laboratório, os cientistas colocaram um exemplar do G. holbrooki num lado de um aquário diante de dois grupos de peixes de tamanhos diversos. O peixinho solitário reconheceu o maior conjunto e juntou-se a ele. Segundo o pesquisador Christian Agrillo, que conduziu o estudo, o peixe optou pelo grupo mais numeroso sempre que ficou diante de cardumes com dois ou três membros ou com três ou quatro integrantes.
Mas, quando teve que escolher entre pequenos cardumes com cinco ou seis peixes, ele não conseguiu se decidir. Com base nisso, os cientistas concluíram que o G. holbrooki sabe contar até 4.

2 comentários:

ROBERTO LIMA disse...

Décio fiquei surpreso com essa informação.Abraços

Luxis disse...

hmm muito legal.. quem sabe.. evolução? hm..haha

"Não se decidiu" ou "Escolheu qualquer um" ? ta mal isso hein...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...