quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Você sabe o que são Feromônios?

Com um pouco de "conversa" e união, as formigas logo vencem o obstáculo

Imagine uma formiga convidando suas amigas para um almoço num lugarzinho especial que ela acabou de descobrir. Ou então, algumas mariposas preparando-se para sair à noite, atraídas por sexo e vôos mais altos. Ou cupins correndo e gritando em pânico, avisando que o tamanduá assassino está rondando a vizinhança e vai atacar novamente.
Insetos que conversam, têm desejos sexuais e outros sentimentos "humanos" parecem personagens coloridos e imaginários extraídos das fantasias de um filme de Walt Disney. A Natureza, entretanto, é ainda mais criativa e maravilhosa que os próprios desenhos animados. Como as formigas reconhecem qual o caminho até o alimento e a volta para o formigueiro? Porquê após um marimbondo aferroar sua vítima vários outros marimbondos aparecem "enfurecidos" e prontos a atacar? Qual o momento certo para os besouros copularem?
Todos os seres vivos mantêm profundas interações com o meio em que vivem, assegurando-lhes oportunidades de sobrevivência (através da disponibilidade de alimentos e defesa contra predadores) e de preservação da espécie (a partir da reprodução e geração de descendentes). Ao longo da evolução, insetos e outros animais desenvolveram uma comunicação química característica, utilizada para a transferência de informações entre indivíduos da mesma espécie ou entre espécies diferentes.
De um modo geral, esta comunicação funciona a partir da emissão de substâncias químicas produzidas por um indivíduo (p. ex., um inseto), seguido da detecção por outro indivíduo (outro inseto), através de sensores ou receptores moleculares (pequenos "narizes", normalmente localizados nas antenas dos insetos).

FEROMÔNIOS

Feromônios [do grego pherein (= transferência) + hormon (=excitar)] são substâncias excretadas por organismos vivos e detectadas por outros indivíduos da mesma espécie, produzindo mudanças de comportamento específicas. Estes compostos, portanto, atuam na comunicação intraespecífica (entre membros de uma mesma espécie). Como exemplos, podem ser citados os feromônios sexuais (provocam a atração entre macho e fêmea), os feromônios de alarme (produzem estado de alerta pela aproximação de algum predador natural) e os feromônios de trilha e oviposição (demarcam, respectivamente, o caminho até uma fonte de alimentos e o local onde os ovos foram depositados).Já as substâncias químicas empregadas na comunicação entre espécies diferentes (interespecíficas) são chamadas de aleloquímicos e são divididos em alomônios (favorecem a espécie emissora), cairomônios (favorecem a espécie receptora) e sinomônios (ambas são favorecidas). Os alomônios geralmente são compostos utilizados para a defesa da espécie, enquanto os cairomônios são as substâncias produzidas por uma presa e que são percebidas pelo predador. Estas substâncias químicas utilizadas para a comunicação (feromônios, alomônios, cairomônios, etc.) são denominadas genericamente por semioquímicos [do grego semion (= marca ou sinal)].


Fonte:http://www.qmc.ufsc.br

4 comentários:

Claudine Ribeiro G. Netto disse...

A natureza é realmente bela, a mesma preservação da espécie que temos, os instos tem, seu meio de comunicação é incrível; Eu sabia que eles tem um meio de se comumicarem, não sabia sobre feromônios, é maravilhoso.

Um abraço.

Claudinha disse...

Interessante!
O cara lá de cima sabia o que fazia quando pensou em criar esse mundo! A natureza é perfeita, tudo se encaixa completamente.
Gostei de teu texto!
Abraços!

Tony Pasquel disse...

O "cara lá de cima"? ou seria: Deus, Senhor dos Senhores o nome correto?

Assim Diz o Senhor: OS céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes
Em toda a extensão da terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Salmos 19:1-4.

Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro. Isaías 45:18.

Realmente há perfeção no trabalho de Deus Nosso Criado.

Muito bom post. Fica com Deus.

sonhoperfeito disse...

O cara lá de cima tem nome...
Sempre tem...
O SENHOR JESUS, Senhor dos senhores, Sei dos Reis.
Deus altissimo e maravilhoso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...