quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Desenvolvimento sustentável, um modismo?

Desenvolvimento sustentável, que atualmente esta muito na “moda” discutir sobre este tema, significa atender as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das gerações futuras de atender as suas próprias necessidades. O crescimento econômico fornece as condições nas quais a proteção do meio ambiente pode ser mais bem atingida, e a proteção ambiental, comparada a outros ideais humanos, é imprescidível para atingir o crescimento que seja sustentável.
Enfim, versatilidade, dinamismo, receptividade e negócios rentáveis são os requisitos e a força propulsora para um desenvolvimento econômico sustentado, e contribuirão para a criação de um cabedal administrativo, técnico e de recursos financeiros necessários à resolução dos desafios ambientais. Economias de mercado, caracterizadas por iniciativas empreendedoras, são fundamentais para a realização desse propósito.
A sociedade mundial necessariamente terá que compartilhar a visão de que deva existir um ideal em comum, não um conflito entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental, agora e para as gerações futuras, permitindo que as forças de mercado operem para proteger e aprimorar a qualidade do meio ambiente, em detrimento da própria sobrevivência desta sociedade. Com ajuda de um modelo baseado em ideais sustentáveis e o uso prudente dos instrumentos econômicos numa harmoniosa estrutura reguladora poderemos então falar de desenvolvimento sustentável. Cabe agora uma pergunta que não quer se calar, com a atual estrutura ideológica que permeia a sociedade mundial teremos condições de alcançarmos o tão comentado DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL? Ou estamos sujeitos a mais um modismo passageiro?

Nenhum comentário: