segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Oito animais que cultivam seu próprio alimento

Você pode se surpreender ao saber que os seres humanos não são os únicos animais que cultivam seus próprios alimentos. Desde formigas cortadoras de folha  que cultivam fazendas de fungos subterrâneos, até peixes que colhem das culturas de algas seu alimento a natureza nos surpreende mais uma vez, confira esses oito surpreendentes agricultores do mundo animal.

1. Formigas cortadeiras
Quando se trata de animais agricultores, nenhuma espécie pode rivalizar com a formiga cortadora de folha. Ela coleta as folhas para usar como adubo nas suas complexas fazendas de fungos subterrâneos, elas plantam a sua própria comida a 50 milhões de anos. Trabalhadoras especializadas  elas são conhecidas por limpar uma árvore em um único dia para levar para o seu ninho. Então elas mastigam suas folhas,fazendo uma compostagem para alimentar os fungos em uma das formas mais elaboradas de agricultura já documentada.

2. Satin-azul (Ptilonorhynchus violaceus)
O Satin-Azul  e seus arbustos Solanum Lycianthes Rantonnetii são o primeiro exemplo conhecido do cultivo de um alimente por uma espécie não-humana. Eles constroem ninhos elaborados, também conhecidos como Bowers, de galhos que depois decoram com vários objetos para atrair as fêmeas.

Um dos objeto mais desejado pelas fêmeas é o arbusto Solanum Lycianthes Rantonnetii. As bagas deste arbusto na Bower melhoram o sucesso de acasalamento do macho. Como os machos não tendem a construir seus ninhos em áreas onde as bagas crescem, eles jogam as bagas desgrenhadas fora do ninho para que posteriormente cresçam os arbustos. Eles geralmente têm uma dúzia de arbustos plantados nas proximidades do Bower, dando-lhes mais oportunidades para impressionar as pretendidas.

3. Besouro Ambrosia
Entalhando túneis em troncos de arvores em decomposição , o besouro ambrosia carrega fungos em recipientes especiais em seu corpo e deposita os esporos nas câmaras construídas onde serão também depositadas as suas larvas. Os fungos, em seguida, crescem consumindo os nutrientes da madeira.Posteriormente os besouros cuidadosamente fazem as suas colheitas. Uma vez que as larvas estejam totalmente crescidas, eles voam para fora para perfurar novas árvores e reiniciar o processo.

4. Cupins
Cupins são famosos por ter um dos sistemas sociais mais complexos do reino animal.Enquanto eles podem ser incrivelmente pequenos , as colônias são capazes de trabalhar em conjunto para criar enormes ninhos.
E os ninhos só prosperarão se a fazendas de fungo forem bem cuidadas.Eles criam câmaras que têm a quantidade perfeita de calor e fluxo de ar necessário para crescer fungos, que é a sua principal fonte de alimento.

5. Dascyllus albisella
Como o único peixe conhecido por se envolver em agricultura, o Dascyllus albisella  é extremamente protetor de seus jardins. Cultivando uma variedade de algas, que é notoriamente fraca em comparação com outras espécies - e que parece sobreviver apenas dentro dos territórios do Dascyllus albisella - esses leais agricultores trabalham duro para defender o seu alimento favorito.Estes peixes resolutos são conhecidos por atacar outras criaturas que se atrevem a nadar demasiado perto, incluindo mergulhadores humanos.

6. Caracol Littoraria irrorata
O caracol Littoraria irrorata é um outro animal cultivador de fungo que desenvolveu uma forma de garantir uma fonte de alimento prontamente disponível que nunca está longe. Vivendo em abundância no sudeste dos Estados Unidos, esses pequenos moluscos incentivam o crescimento de fungos nas folhas mortas de uma graminia chamada spartina cortando sulcos nelas com o seu radula. Tendo criado o ambiente de crescimento ideal para os fungos preferidos, alguns caracóis também têm sido observadas fertilizando as folhas com as suas fezes.

7. Àgua-viva Phyllorhiza punctata
A água-viva Phyllorhiza punctata é uma  perita agricultora de algas , e a criatura usa os próprios tecidos do corpo como a câmara de crescimento. Durante o dia, ela passa a maior parte do seu tempo orientando-se para pegar a maior quantidade de luz solar. As algas fotossintéticas floresce dentro de seus jardins internos, dando a água-viva um suprimento ilimitado de algas frescas para consumir.

8. Caranguejo Yeti
Nem todo mundo precisa de um jardim para cultivar seu próprio alimento. Caranguejos yeti optam por cultivar os seus alimentos em seus próprios braços! Um vídeo feito por um submarino não tripulado revelou que os caranguejos jantam as bactérias que habitam os braços usando apêndices de suas boca peludas altamente especializadas.
Conhecidos por acenar com suas garras lentamente e ritmicamente, os cientistas primeiro pensavam que este comportamento era uma tática empregada para manter os outros a uma distância, mas agora se sabe que o balanço da garra ajuda a levar os nutrientes para as bactérias, essencialmente para fecunda-las.

http://www.care2.com

Um comentário:

Thiago Martins Rocha disse...

Bom dia.

Navegando pela internet descobri seu site, que achei que tem um design e uma qualidade muito boa e vi que você também usa o Google+, mas acredito que da forma que está usando ele você receba poucas visitas provindas da plataforma, já que a maior parte de seu público te acha procurando coisas na internet.

FERRAMENTA QUE USEI:
https://www.similarweb.com/website/domescobar.blogspot.com.br#overview

Acredito que seu site tem muito potencial pra crescer e gostaria de formar uma parceria com você. Minha intenção inicial é ajudar a você a receber mais seguidores fazendo suas próprias coleções no G+ pra assim fazermos uma parceria no futuro quando você tiver muitos seguidores.

Meu site é esse daqui:
http://tudorocha.blogspot.com.br/

E minhas coleções no Google+ são essas:
https://plus.google.com/108772128091044882521

Se tiver interesse gostaria de conversar mais com você. Na pesquisa da ferramenta que usei acima meu site está assim:

https://www.similarweb.com/website/tudorocha.blogspot.com.br#overview

[No meu caso a maior parte das visitas vêem dos Referals [Agregadores de Links + Google+].

Desculpe pelo texto longo, mas acho que poderá ser uma boa parceria. Pra provar que estou falando sério e que a parceria pode ser muito boa pra você vou postar alguns de seus conteúdos em minhas coleções pra te mostrar como você poderá receber muitas visitas.

Estou no aguardo para maiores esclarecimentos, muito obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...