segunda-feira, 2 de abril de 2012

As cinco salamandras mais interessantes do planeta

As Salamandras são anfíbios e nadam como serpentes, graças aos movimentos da cauda. São cerca de 400 espécies, dos mais variados tamanhos: desde alguns poucos centímetros até a Salamandra Gigante (Megalobatrachus japonicus) que chega a 1,60 m. Algumas Salamandras apresentam um colorido surpreendente que faz qualquer um parar para apreciar. As cores mais freqüentes são o amarelo, o vermelho, o azul e o preto. As salamandras são muito venenosas, possuindo por toda a pele glândulas com uma toxina irritante de mucosas. Algo parecido com a bufotelina, existente nos sapos.No entanto, elas são um dos animais mais interessantes do planeta,veja abaixo uma lista com cinco exemplares delas: 

1-Salamandra dourada 
Essas criaturinhas vivem em Madagascar e, ao contrário da maioria das salamandras, seus hábitos são noturnos. Você pode identificá-las pelas três manchas em suas costas e pela mancha azul que circula seus olhos. Elas se alimentam de várias coisas, incluindo néctar e pequenos lagartos. 

2-Salamandra anã de cabeça amarela 
Elas vivem em pequenos grupos em algumas partes da África, como a Tanzânia, e são mais comuns em florestas de bambu. Adoram tomar banho de sol, mas se forem interrompidas, se escondem rapidamente nas fendas dos bambus. Emitem um som parecido com o do sapo e, normalmente, elas não têm mais do que cinco centímetros de comprimento. 

3-Salamandra de cauda azul 
Essa é uma das mais incríveis salamandras da lista. Ela é encontrada nas Ilhas Maurício e tem hábitos tanto noturnos quanto diurnos. Apenas os machos apresentam essa coloração chamativa – as fêmeas são verdes e os machos mais submissos são de um azul bem mais fraco. Então o garotão acima é um macho dominante e saudável. Diferente de outras salamandras, essas podem ser bem agressivas contra os membros de sua própria espécie. 

4-Rhacodactylus 
Nativa das Ilhas Caleidônia, é uma salamandra arbórea e noturna. Também é conhecida como Salamandra Cristada, por ter uma crista que se estende desde o meio dos seus olhos até o fim de suas costas. 

5-Salamandra Tokay 
Talvez a mais fofa salamandra da lista – seu nome, “tokay”, vem dos sons que elas emitem. É outra espécie noturna e arbórea, que vive em grandes alturas. Também é conhecida como o pit-bull das salamandras, por ser muito teimosa: se ela morder seu dedo, por exemplo, pode demorar mais de uma hora para resolver soltar-se.

 Fonte: http://www.environmentalgraffiti.com

Um comentário:

MiNhoKKa disse...

Não são salamandras, são lagartos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...