quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Você conhece o cactos que anda?

Diania é um gênero extinto de animal encontrado no xisto do Cambriano Inferior da China, representado por uma única espécie, a Diania cactiformis. Conhecido pelo apelido de "cactos que anda", este organismo notável pertence a um grupo conhecido como lobopodians e tem um corpo simples vermiforme com robustas pernas espinhosas e, aparentemente, juntas. Suas pernas articuladas dão o caráter que o tornam um artrópode e pode, assim, ser muito próximo das origens do grupo mais diversificado de animais no planeta.
O nome Diania vem de "Dian", que é uma abreviação em língua chinesa de Yunnan, a província onde os fósseis foram descobertos.O epíteto específico cactiformis é baseado em sua aparência de cacto, o que levou a que fosse informalmente chamado de "cactos que anda" pela equipe de pesquisa que encontraram os seus fósseis.O Diania cactiformis tinham cerca de 6 centímetros de comprimento e tinham um corpo longo e fino. Na extremidade frontal possuía um probóscide, presumivelmente utilizado na alimentação.
Estes animais tinham dez pares de pernas, e comparado com o corpo estas eram bastante robustas e espinhosas.O aspecto mais importante é que as pernas eram articuladas, com um esqueleto rígido dividido em forma de anel articulado.A Diania pertence a um grupo de animais extintos conhecidos como Lobopoda blindada. Estes têm sido desde há muito relacionado de alguma forma aos Arthropoda e parece provável que os artrópodes evoluíram a partir de algum espécime dentro deste grupo.


Fonte: http://www.examiner.com/

Nenhum comentário: