sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Entoloma hochstetteri, o incrível cogumelo azul

Entoloma hochstetteri é uma espécie de cogumelo encontrado somente na Nova Zelândia e Índia. Ele possui uma cor azul distinta, enquanto a parte inferior tem uma ligeira coloração avermelhada dos esporos. A coloração azul do corpo se deve a três pigmentos do tipo azuleno.
Descrito pela primeira vez em 1866, esse cogumelo não é comestível, por outro lado, também não se sabe se ele é venenoso. Porém, algumas cores muito intensas na natureza costumam ser avisos bem claros sobre a toxidade de um organismo. Como cogumelos coloridos costumam ser venenosos, quando o assunto é culinária, é prudente evitar os de visual mais exótico.
Esta espécie foi um dos seis fungos nativos presentes em um conjunto de selos fúngicos emitidos na Nova Zelândia em 2002.Ele também é visto no verso da nota de $ 50,emitido pelo Banco central da Nova Zelândia em 1990. A espécie foi descrita pela primeira vez como Hygrophorushochstetteri em 1866 pelo micologista austríaco Erwin Reichardt, antes de ser dado o seu nome atual em 1962 por JohnAlbert Stevenson.


Fonte: http://www.hiddenforest.co.nz/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...