sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Entoloma hochstetteri, o incrível cogumelo azul

Entoloma hochstetteri é uma espécie de cogumelo encontrado somente na Nova Zelândia e Índia. Ele possui uma cor azul distinta, enquanto a parte inferior tem uma ligeira coloração avermelhada dos esporos. A coloração azul do corpo se deve a três pigmentos do tipo azuleno.
Descrito pela primeira vez em 1866, esse cogumelo não é comestível, por outro lado, também não se sabe se ele é venenoso. Porém, algumas cores muito intensas na natureza costumam ser avisos bem claros sobre a toxidade de um organismo. Como cogumelos coloridos costumam ser venenosos, quando o assunto é culinária, é prudente evitar os de visual mais exótico.
Esta espécie foi um dos seis fungos nativos presentes em um conjunto de selos fúngicos emitidos na Nova Zelândia em 2002.Ele também é visto no verso da nota de $ 50,emitido pelo Banco central da Nova Zelândia em 1990. A espécie foi descrita pela primeira vez como Hygrophorushochstetteri em 1866 pelo micologista austríaco Erwin Reichardt, antes de ser dado o seu nome atual em 1962 por JohnAlbert Stevenson.


Fonte: http://www.hiddenforest.co.nz/

Um comentário:

leila disse...

Em janeiro de 2018 encontramos esse tipo de cogumelo na Serra Catarinense, cidade de Urubici, na área do Hotel Fazenda Serra do Panelão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...