quinta-feira, 30 de junho de 2011

Hogna ingens - A gigante desconhecida

Nas Ilhas Desertas do Arquipélago da Madeira, mais precisamente na Deserta Grande, vive uma espécie endêmica, única no Mundo, que ilustra bem o trabalho que os nossos biólogos têm pela frente no que diz respeita ao conhecimento da fauna portuguesa.O primeiro registro que se conhece desta espécie data de 1857 e deve-se ao naturalista Inglês John Blackwall que a denominou então Lycosa ingens. Em 1899, Kulczyn'ski transferiu-a para o gênero Trochosa e em 1955, Roewer para o gênero Geolycosa.Mais de 150 anos depois, pouco mais se sabe sobre este endemismo que é também, provavelmente a maior aranha-lobo do mundo.
Atualmente, esta grande espécie de aranha está incluída no gênero Hogna. Apesar da sua fama pelo grande tamanho, da sua área de distribuição tão restrita e de ser sempre mencionada como espécie emblemática das Ilhas Desertas, existe pouco estudo sobre a sua biologia. Como nos restantes membros da família, os ovos são postos numa ooteca que é carregada pela fêmea até que as crias nasçam. Sabemos que se alimenta de insetos e pequenos vertebrados e que se abriga debaixo de pedras como aliás, as restantes espécies deste gênero em Portugal mas nada mais.Frequentemente se encontram referências confusas mencionando esta espécie mas que provavelmente se referem a outros licosídeos das Ilhas da Madeira e Porto Santo. Mais um caso notório de uma espécie vulnerável que merece mais atenção e conhecimento da nossa parte.



Fonte: http://naturdata.com
Texto: Ricardo Ramos da Silva
Fotos: Ana Mendonça

Um comentário:

Surprise Link disse...

Parabéns pelo post

Conheça o novo agregador de links www.surpriselink.com/Inicial em dois idiomas (português e inglês), para atrair visitantes nacionais e internacionais, nele você pode enviar links com imagem e sem imagem, enviar links com liberação imediata, widgets customizados para seu site/blog e o novo sistema de mensagens e amigos para você convidar outros blogueiros a visitarem seu blog.


Lembre-se quanto mais links você tiver na net, mais facil os buscadores acharão seu site/blog.
Liberação de link imediata é bem melhor que ficar esperando não é? Então faça uma visita agora mesmo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...