terça-feira, 21 de junho de 2011

Você sabe qual é o máximo de habitantes que a Terra pode suportar?

Muita gente já tentou fazer essa conta, mas ainda não há resposta definitiva. Desde que o pioneiro Anton von Leeuwenhoek previu, em 1679, que nosso planeta poderia acolher 13,4 bilhões de pessoas, as estimativas variaram entre 1 bilhão e 1 trilhão de pessoas! "Entretanto, dois terços das previsões situam-se entre 4 e 16 bilhões de habitantes. Parece um intervalo confiável para se estabelecer um limite, considerando que o globo comporta diferentes padrões de ocupação", afirma o geógrafo Álvaro Luiz Heidrich, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O fato é que a população da Terra cresceu mais de 40 vezes desde o início da era cristã. No ano 1, estima-se que havia cerca de 150 milhões de pessoas no planeta. Esse número dobrou em 1350, quadruplicou em 1700 e chegou ao primeiro bilhão em 1804.

O grande salto aconteceu no século 20, quando a urbanização e os avanços na medicina fizeram a população saltar de 1,6 bilhão para 6,2 bilhões de pessoas. "E isso levando em conta as grandes epidemias e as guerras, que são os mais importantes fatores capazes de estancar o aumento da população", diz Álvaro. No século 20, o crescimento só diminuiu nas quatro últimas décadas, com a queda na taxa de nascimentos - desde 1965, a média de filhos por mulher caiu de 4,9 para 2,7. Mesmo assim, a cada ano o mundo recebe 77 milhões de pessoas a mais, 97% delas em países subdesenvolvidos. O total de habitantes que ainda cabem no planeta depende de uma combinação de fatores limitantes: a quantidade de alimento que o homem pode produzir, o padrão de vida que a humanidade pode alcançar e uma preservação do meio-ambiente que possa garantir a vida na Terra. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o mais provável é que em 2050 tenhamos 9,3 bilhões de pessoas no planeta.


Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br

8 comentários:

yuri_n_tramujas disse...

nao sou racista nem nada
mas pobre nao sabe quando parar de fazer filho
nao tem dinhero nem pra comer pra uma pessoa e vai la e faz 5 filhos no minimo
isso eh ridiculo por isso q deveria haver a vasectomia de graça para todos os paises e isso ser obrigatorio para pessoas q nao podem surportar pelo menos 1 filho
eh cruel sim mas tem q pensar q se continuar assim ira acontecer guerras de proporçoes inimaginaveis e assim acabar ou melhor
resetar a populaçao
dificil?
pense q grandes naçoes tem bombas q fazem isso em horas ;)

mayra disse...

eu concordo com ele...

puts cara eles deveriam fazer assim,se a pessoa tem dinheiro pra sustenta 1 filho que tenha apenas 1...conforme suas condiçoes vc bota um flho no mundo

jwillian disse...

13,4 bilhões? Com 6,5 bilhões já não há água e comida pra todo mundo

TJ Rodrigues disse...

JWILLIAN
HÁ AGUA E COMIDA SUFICIENTE NA TERRA PARA TODOS OS HABITANTES (ALIÁS COM SOBRA), O PROBLEMA É QUE NÃO HÁ UMA DISTRIBUIÇÃO ADEQUADA. E ENQUANTO UNS NÃO TEM O SUFICIENTE PARA SOBREVIVER, OUTROS DISPERDIÇAM.

cah disse...

Essa questão de criar limite de natalidade vai totalmente contra a natureza,no meu ponto de vista.Porque pense bem,todo animal tem a quantidade de filhos que deseja,até que a própria natureza bote um limite nisso fazendo a mãe morrer no parto ou de outro jeito.Esse crescimento populacional TÃO grande que ta acontecendo na humanidade é devido ao fato do homem ter criado resistência,ter evitado a morte.Hoje temos como escapar da morte, mas antigamente as pessoas nao tinham como escapar e por isso a população nao crescia tanto e tão rapido.

lasaronunes disse...

na proxima vida quando voces nascerem pobres,sem estudo, sem familia estruturada,nao souberem nem oque significa planejamento familiar.voces comentem sobre ter mais filhos doque podem sustentar.
pergunte para 10 pessoas que tenhao mais de 2 filhos se eles nao gostariam de ter tido menos, a resposta sincera sera sempre sim.

Aruã Torres disse...

"Na próxima vida quando vocês..." é tenso. EAHUAEUH!

Enfim, daqui a pouco criam uma doença nova pra dar uma diminuida no tanto de gente mas, enquanto isso, metro quadrado na China vai ficando mais caro. lol

Nas aguas do teu olhar... disse...

Este post contem um erro grave que pode levar um português ao erro.

Portugal
1 000 000 000 diz se mil milhões

Países anglófonos
1 000 000 000 diz se um bilião

Neste momento a população terrestre é de 6,7 mil milhões de pessoas, e assim diz a nossa nomenclatura.

Abraço e espero ter ajudado neste preciosismo que poderá a ser importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...