sexta-feira, 28 de junho de 2024

Nova tecnologia transforma energia bioquímica (fotossíntese) em energia elétrica utilizável (fotoelétrica), produzindo eletricidade diretamente das plantas

 

A Mesa de musgo é uma bancada que permite a produção de eletricidade diretamente das plantas. Este é um projeto futurista, mas já testado, que combina dois princípios; um biológico e um fotoelétrico; desta forma, por um lado, explora-se a capacidade do musgo de absorver a luz solar para realizar a fotossíntese da clorofila e, por outro, combina-se com um sistema fotoelétrico para produzir eletricidade; uma verdadeira biofotovoltaica. Um sistema combinado que conecta as ciências biológicas e as ciências tradicionais denominado, na verdade, “Design na Ciência”; em suma, uma forma de obter eletricidade. A Mesa de musgo é atualmente um projeto protótipo: uma mesa de centro de design cuja superfície é totalmente coberta com musgo capaz de alimentar uma lâmpada colocada sobre ela ou outros pequenos aparelhos (como um PC, um carregador, um relógio digital, etc.) graças a a exploração das possibilidades oferecidas pela biofotovoltaica.

A tecnologia BPV (BioPhotoVoltaics) permite assim transformar energia bioquímica (fotossíntese) em energia elétrica utilizável (fotoelétrica). A Mesa de musgo foi projetada com uma série de fibras de condução projetadas especificamente para essa finalidade. Assim, ao explorar a imensa fonte de fotossíntese da clorofila, o musgo (e futuramente plantas mais complexas) transforma-se num produtor de eletricidade, utilizando diretamente a energia proveniente do sol. Chegamos assim ao ponto de ultrapassar uma nova fronteira; a união e conexão entre biologia, bioquímica e eletrônica. A Mesa de musgo, que atualmente é capaz de produzir 520J de energia por dia (ainda insuficiente para o funcionamento de um computador, para o qual são necessários 25J por segundo), demonstra no entanto como este caminho, uma vez ultrapassadas as normais dificuldades iniciais, é aquela que pode abrir cenários energéticos e biológicos de perspectivas incríveis. Praticamente começou uma nova era em que a humanidade pode começar a criar bem-estar, reconectando-se ao mundo biológico, sem explorá-lo, mas vivendo em simbiose com ele. O caminho é longo mas quem começa bem, como dizem, está a meio caminho.

Fonte: https://antropocene.it/

 MEUS LIVROS

LEIA GRATUITAMENTE OU COMPRE NA AMAZON

**No Kindle e gratuito com KindleUnlimited**

CLIQUE NO LIVRO PARA ACESSAR O LINK DA AMAZON

Nenhum comentário: