domingo, 27 de novembro de 2011

Macroglossum stellatarum, a incrível mariposa que pensa que é um beija-flor

A Macroglossum stellatarum, conhecida como mariposa Beija-flor, é um membro da familia Sphingidae. Seu longo nariz e seu comportamento de pairar no ar, acompanhado por um ruído semelhante ao ruído de um cantarolar, torna-a muito parecida com um beija-flor ao mesmo tempo em que se alimentam de flores. Não deve ser confundida com a mariposa chamada mariposa beija-flor da América do Norte, do gênero Hemaris,são membros da mesma família e com comportamento e aparência semelhante.
A semelhança com os beija-flores é um exemplo de evolução convergente. Ela voa durante o dia, especialmente no brilho do sol, mas também ao entardecer, e até mesmo na chuva, que é incomum para as mariposas mesmo diurnas. Suas habilidades visuais têm sido muito estudadas, e elas demonstraram ter uma habilidade relativamente boa para aprender a cores.
A mariposa beija-flor é distribuída em todo o mundo antigo, do Norte de Portugal ao Japão, mas reside apenas em climas mais quentes (Sul da Europa, norte de África e pontos do leste). É um inseto forte, amplamente disperso e pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar do hemisfério no Verão. No entanto ele raramente sobrevive ao inverno em latitudes setentrionais (por exemplo, norte dos Alpes na Europa, norte do Cáucaso na Rússia).
Ela é conhecida como "mariposa beija-flor" nos EUA e também como "mariposa abelha" na Europa, que por vezes causa confusão entre esta espécie e o gênero norte-americano. Duas ou mais ninhadas são produzidas a cada ano. Os adultos podem ser encontrados em qualquer época do ano, especialmente no sul da europa, onde pode haver três ou quatro ninhadas.


Fonte: http://ukmoths.org.uk/

4 comentários:

campo obrigatório disse...

Um tempo atrás, vi uma dessas, meio distraída, meio de relance, fiqueei com essa imagem na cabeça por muito tempo, fiquei tão impressionada e sem entender doque se tratava que cheguei a pensar não ter sido apenas 1 sonho.

Depois de um bom tempo fui descobrir de que se tratava de um inseto!! É impressionante!!!

Eu acho que os desenhos animados em que mostra animais mudando de personalidade, com crise de identidade tem tudo a ver com a natureza real!! kkkkkkk

rafael macedo disse...

Acabei de ver um desses aqui na Turquia. Achei que era beija flor mas as antenas me causaram dúvidas.
Comportamento identico ao do beija flor.
Obrigado pela informação.

rosana munhoz disse...

encontrei uma dessas aqui em Florianópolis - SC. Incrível, demoramos para perceber que não se tratava de um beija flor, já que o comportamento é o mesmo. Pena não poder postar aqui as fotos....

Naim Freitas disse...

Vejo sempre dessas aqui, no pé de Noni. Em Goianira, região metropolitana de Goiânia....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...