sábado, 8 de outubro de 2011

Os cinco mamíferos mais venenosos do mundo.

Você já ouviu falar de mamíferos que são venenosos? Animais geralmente produzem veneno para matar ou desativar presas, ou para se defenderem de predadores. Entre os animais do planeta, os peixes e os répteis têm o maior número de espécies venenosas. Há algumas espécies de anfíbios venenosos e praticamente não há pássaros venenosos.Mas, e os mamíferos, existem mamíferos venenosos? Mamíferos venenosos são bastante raros. Aqui estão os poucos mamíferos venenosos ou mamíferos que usam algum tipo de veneno.

1.Blarina brevicauda:
O Blarina brevicauda é um grande musaranho encontrado na parte central e oriental da América do Norte.Possui glândulas que liberam uma secreção almiscarada que repele alguns predadores. os machos também usam este perfume para marcar seu território. Este animal é capaz de oferecer uma mordida venenosa. Glândulas em sua boca contêm uma neurotoxina que lhe permite imobilizar animais maiores como cobras e aves. Se não for capaz de encontrar comida dentro de um período de duas horas, esses pequenos mamíferos vão atacar e comer uns aos outros.

2.Neomys fodiens:
O Neomys fodiens, conhecido como musaranho água, é um musaranho relativamente grande,chegando até a 100 mm de comprimento com cauda relativamente longa.Este musaranho tem saliva venenosa, tornando-se um dos poucos mamíferos venenosos. Embora não seja capaz de ter furar a pele de grandes mamíferos com seu dente, com os seres humanos é capaz de proporcionar uma mordida venenosa.

3 Atopogale cubana:
O Atopogale cubana tem a aparência de um grande musaranho, pesando aproximadamente uma quilograma. O comprimento do corpo é, em média, 35 cm, excluindo a cauda escamosa grande que pode medir até 25 cm. O corpo tem uma pelagem acastanhada , longa e delgada. As pernas tem pelagem mais escuro e possui 5 dedos cada. A cabeça é caracterizada por muito pequenos olhos e orelhas grandes. O focinho é amarelado e possui um pequeno nariz, suportado por uma haste cartilaginosa nua na ponta e a base de onde surgem numerosos e longos bigodes. A boca é equipada com 40 dentes e uma língua oval longa.

4.Solenodon paradoxus:
O Solenodon paradoxus são semelhante aos grandes ouriços,porém, sem nenhuma camada de espinhos. Possui picada venenosa e o veneno é produzido por modificação salivares,e injetado através de ranhuras em seus dentes incisivos inferiores

5.Ornithorhyncus anatinus:
O ornitorrinco é um mamífero semi-aquático endêmico do leste da Austrália, incluindo Tasmânia. É um dos dois únicos mamíferos que põem ovos em vez de dar à luz - o outro é o Echidna. Os machos têm um esporão venenoso em suas patas. Ornitorrinco é um dos poucos mamíferos venenosos que podem injetar veneno capaz de causar dor severa para os seres humanos. Embora o veneno não seja letal para os seres humanos, é tão insuportável que a vítima pode ser incapacitada.Um Edema rapidamente se desenvolve em torno da ferida e gradualmente se espalha por todo o membro afetado. Informações obtidas em casos específicos e evidências indicam que a dor se desenvolve em uma hiperalgesia de longa duração que persiste por dias ou até mesmo meses.


Fonte:http://www.bukisa.com

Um comentário:

Samuel Vollmann disse...

Nossa... eu não sabia que existiam mamíferos venenosos... muito legal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...