quarta-feira, 29 de julho de 2009

Empresa fabrica madeira ecológica pelo processo de intrusão, que aproveita resíduos industriais


A Ecowood Rio traz para o Brasil um processo inovador e ambientalmente revolucionário para fabricar madeira ecológica pelo processo de intrusão, que aproveita resíduos industriais contendo plásticos, vegetais, minerais e restos animais em um processo limpo e responsável socialmente. O produto tem aparência e características físicas quase idênticas à madeira e pode ser usado nas mesmas aplicações com vantagens como a economia, impermeabilidade, máxima resistência e imunidade a pragas. Sem considerar o ganho sócio-ambiental.
Apenas 7% da área original de 1,1 milhão de km² da Mata Atlântica ainda resistem no país. Comparada com o desmatamento da Amazônia, a devastação nas regiões Sul e Sudeste é mais rápida e mais agressiva. A proximidade dos centros industriais do país foi implacável para o meio ambiente, mas soluções criativas e eficientes como a madeira ecológica fazem a diferença neste cinturão.
A fábrica da Ecowood fica em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, bem próxima aos centros industriais do país, o que facilita a recepção e transporte de resíduos e da madeira produzida. A empresa não gera qualquer resíduo em sua operação. Tudo é aproveitado.
Marcelo Queiroga, diretor da empresa, comemora a aliança entre o negócio sustentável e um produto útil e ecologicamente correto. “A madeira ecológica, como eu prefiro chamar, conjugou esses quesitos e ainda tem um atrativo inovador que é a possibilidade de aproveitar inúmeros tipos de resíduos industriais. Alguns deles dificilmente seriam reciclados por reunir materiais muito diferentes e entranhados entre si, o que encareceria o processo”, garante.
“Em tempos de aquecimento global, cada árvore a menos nos índices de desmatamento é uma vitória da sociedade e ainda reduzimos a quantidade de resíduos liberada no meio ambiente”, explica Marcelo. Ele lembra que a legislação obriga toda empresa a se responsabilizar por seus resíduos, o que o levou a criar o lema da Ecowood: transforme seu passivo ambiental em ativo patrimonial. “A legislação ambiental brasileira está entre as mais modernas. Ela imputa ao produtor do resíduo a responsabilidade sobre o mesmo até o fim de sua existência”, afirma ele.
Cada 50 pallets fabricados pela Ecowood evitam a derrubada de 3,3 metros cúbicos de madeira, economizam aproximadamente 2,5 metros cúbicos de derivados de petróleo e retiram do meio ambiente 2,5 toneladas de resíduos. Apenas pouco mais de 3% dos resíduos são reciclados no Brasil atualmente. Na Europa, a média é de cerca de 20%. A qualidade do produto também não deixa a desejar “Em testes, comparamos a madeira usada em pallets normamente, as madeiras mais nobres empregadas em mobiliário externo e a Ecowood, nosso produto se mostrou superior”, diz Marcelo, cujo produto foi certificado por pesquisadores da UniSantos, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...