domingo, 19 de julho de 2009

Biotratamento de dejetos:O que é esgoto?


Esgoto é o termo usado pra caracterizar os despejos provenientes dos diversos usos das águas, tais como doméstico, comercial, industrial, agrícola...Os esgotos domésticos são uma parcela muito significativa dos esgotos sanitários, provêm principalmente, de residências, edificações públicas e comerciais que concentram aparelhos sanitários, lavanderias e cozinhas.
Apesar de variarem em função dos costumes e condições sócio econômico das populações, os esgotos domésticos têm características bem definidas.Resultado do uso feito pelo homem em função dos seus hábitos higiênicos e de suas necessidades fisiológicas.Os esgotos domésticos se compõem basicamente de: águas de banho, urina, fezes, restos de comida, sabão, detergentes e águas de lavagem.
O cálculo para determinar a quantidade de esgoto produzido por habitante na região de São Paulo, varia aproximadamente de 90 a 210 litros/dia por pessoa.Valores médios entre 130-170 litros de esgoto/dia por pessoa.

Composição do esgoto:

Todo esgoto sanitário se compõe basicamente de 99,9% de água e 0,1% sólidos. Sólidos orgânicos 70%(proteínas, carboidratos, gorduras) e sólidos inorgânicos 30%(areia,sais e metais).
A água em si nada mais é que um meio de transporte das inúmeras substâncias orgânicas e inorgânicas e microrganismos eliminados pelo homem diariamente.Os sólidos são responsáveis pela deterioração da qualidade do corpo da água.

Diferenças entre águas cinzas e águas negras:
O que é água cinza: são águas servidas que foram utilizadas para limpeza,(tanques,pias,chuveiros).
O que é água negra: são águas servidas que foram utilizadas nos vasos sanitários e contém coliformes fecais.

Reaproveitamento das águas

Em alguns lugares, com populações carentes e sem informação, muitos dejetos são lançados diretamente nos córregos e rios. Sistemas como a fossa negra, muito comum, acabam poluindo os lençois freáticos e também as as nascentes.

O que podemos usar como filtros:

Todo material super poroso, como por exemplo a brita (com seus poros, absorve bastante partículas), o carvão ativado tem mais poros que a brita e por isto é elemento filtrante mais eficiente.Muita gente usa filtros em casa para tornar a água da rede pública mais potável. É isto que a prefeitura das cidades fazem com a água que todos consomem, captam água de rios poluídos e a tornam potável através de tratamentos químicos e filtros.
Se você reciclar 100 litros de água por 3 vezes, você ganhou 300litros de água.Existem vários sistemas para revitalizar a água, alguns usam a oxigenação através de quedas d’agua, outros mais revolucionários, fazem a água circular em espirais em vários sentidos para adquirirem energia e com isto se vitalizam. O aguapé ( planta aquática), é usado para ajudar a filtrar as águas, estas plantas são eficientes e tem crescimento e reprodução rápida , temos só que retirar o excessos de vez em quando ( com até 80% de eficiência)

3 comentários:

sidney disse...

Bom dia amigo
Você teria um projeto de construção desse biodigestor? Estou implanatando um e preciso de mais detalhes, do tipo, o que posso usar para captar a água negra. Estou pensando em usar uma ciaxa dágua vedada, será que suporta, e tambem aproveitar o bio gás... aguardo sua resposta obrigado
sidney.t.avila@hotmail.com

Missao disse...

CONVITE para participar dos Trabalhos da Equipe Brasileira do AGUAPÉ

Aos Interessados pelo AGUAPÉ,

Se quer se tornar um Cidadão Brasileiro ÉTICO & de SUCESSO, participe dos Trabalhos da Equipe Brasileira do AGUAPÉ.

Nas diversas QUESTÕES e / ou SITUAÇÕES em que a HUMANIDADE, onde inclui-se os POVOS da maioria dos Paises Europeus & Asiáticos, entre outros, não conseguem SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS, apresento um ALERTA a Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares de que precisamos entender / aprender a utilizar o Fantástico Recurso Natural, popularmente conhecido como AGUAPÉ.

A Equipe Brasileira do AGUAPÉ tem um PROPÓSITO ÚNICO que é de Fortalecer a Produção Agropecuária Nacional, tornando a IMBATÍVEL, como, também, o de contribuir para reduzir as POLUIÇÕES, Recuperar as ÁREAS DEGRADADAS, promover a SUBSTITUIÇÃO do PETRÓLEO e muito mais - com os PÉS no CHÁO & sem UTOPIA.

Para ter uma Melhor IDÉIA recomendo acessar matéria que pode ser acessado em muitos "SITES / BLOG'S" que recebeu o TÍTULO: "Planta da Amazônia é arma poderosa contra poluição" cuja matéria original está no site Agência Amazônia e pode ser acessado através do link que segue.

O Trabalho Jornalístico de MONTEZUMA & nossos Trabalhos sobre o AGUAPÉ podem ser acessados em diversos “SITES” e / ou “Blogs”, bastando realizar uma BUSCA, com a Palavra Chave: “MONTEZUMA””MISSAO TANIZAKI””AGUAPÉ”

Referência:

1) Conheça um pouco mais do Missao Tanizaki & Planta da Amazônia é Arma Poderosa contra Poluição

2) A Arte e a Revolução >>>>>>> http://mundocogumelo.wordpress.com/2009/07/

3) O Povo Chinês já aprovou a utilização do AGUAPÉ >>>>>>> http://www.sourcejuice.com/1098000/2007/11/30/Ningde-aguap%C3%A9-biog%C3%A1s-sistema-testado-sucesso/pt/

4) Conheça o Mundo Orgânico pelo Blogspot do Msc Décio Escobar Oliveira Ladislau >>>>>>> http://mundoorgnico.blogspot.com/

5) Procurar Matéria Original >>>>>>> http://74.125.93.132/search?q=cache:UAxCGUjb9rEJ:ensaiosbotanicos.blogspot.com/+%22***Coment%C3%A1rio***%22%22***Minist%C3%A9rio+da+Agricultura***%22%22***Org%C3%A2nico****%22%22***Fertilizante***%22%22***aguap%C3%A9****%22&cd=10&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

6) Suinocultura com Preservação Ambiental >>>>>>> http://docsagencia.cnptia.embrapa.br/suino/anais/anais0104.pdf ou http://74.125.93.132/search?q=cache:H6TOqkMTpssJ:docsagencia.cnptia.embrapa.br/suino/anais/anais0104.pdf+*+*+*+coment%C3%A1rio+*+*+*+*+*+*+minist%C3%A9rio+da+agricultura+*+*+*+*+*+*+org%C3%A2nico+*+*+*+*+*+*+*+fertilizante+*+*+*+*+*+*+aguap%C3%A9+*+*+*+*&cd=29&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

7) Fertilizantes orgânicos reduzirão dependência brasileira de nutrientes >>>>>>> http://mundoorgnico.blogspot.com/2009/06/fertilizantes-organicos-reduzirao.html

8) Outros Trabalhos >>>>>>> suas contribuições serão bem vindas para a Equipe Brasileira do AGUAPÉ

NOTA: toda IDÉIA NOVA e / ou ANTIGA que possam contribuir com Equipe Brasileira do AGUAPÉ (ÉTICA) serão BEM VINDAS – não tenha receio, pois se errar ficaremos sabendo que está empenhando esforços para acertar & contribuir nessa LUTA.

OBSERVAÇÃO: caso apresente INTERESSE ÉTICO em participar e / ou colaborar nos trabalhos da Equipe Brasileira do AGUAPÉ, apresente suas manifestações, através de sua mensagem encaminhando-a para o e-mail: missao.tanizaki@gmail.com



Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membros / Colaboradores (ou pretendentes),


MISSAO TANIZAKI
Fiscal Federal Agropecuário
Bacharel em Química
missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
missao.tanizaki@gmail.com.br (NOVO)

TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Missao disse...

BRASIL: Um EXEMPLO ao MUNDO ! ! ! ! ! !


Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

A Matéria (Link abaixo), entre outras, nos leva apresentar o que segue.

http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=8&idnot=59964

Todas os Vegetais & Resíduos citados são BioMassas utilizáveis para Produção de Energia.

Outros Produtos/Derivados, através da Química VERDE, também, poderão futuramente ser Produzidos a partir das mesmas BioMassas, visando Reduzir / Substituir o Petróleo POLUIDOR.

A Equipe BR do AGUAPÉ, na medida do POSSÍVEL, sempre volta a LEMBRAR aos envolvidos com o Desemvolvimento da Química VERDE de que o AGUAPÉ é ÚNICO por apresentar Alta PRODUTIVIDADE (250 a 500 Toneladas/Hectares/Ano), SEM Tempo RUIM, como, também ser o Mais Importante DESPOLUIDOR NATURAL das ÁGUAS.

Em Outros Produtos/Derivados, acima citado, também, podemos incluir o AGUAPÉ na Produção do BioFertilizante & BioGás, em Grande ESCALA.

Com a Implementação de Muitos Milhares de Pequenas Barragens / Açudes e a Produção & Industrialização do AGUAPÉ, podemos AMPLIAR, em muito, o POTENCIAL HÍDRICO do BRASIL Continental, com Alta REDUÇÃO das POLUIÇÕES, e o POTENCIAL da Produção Agropecuária Brasileira.

O Nordeste Brasileiro e o Estado do Rio Grande do Sul já adotaram essa ESTRATÉGIA, visando reduzir os IMPACTOS da SECA / ESTIAGEM – estendendo essa ESTRATÉGICA por todo Território Brasileiro e Implementando a Tecnologia das Chuvas Artificiais do Engenheiro / Pesquisador Takeshi IMAI, podemos promover um Fantástico SALTO SUSTENTÁVEL na Produção Agropecuária Brasileira, pois muitos poderão passar a ter Duas SAFRAS / ANO, altamente PRODUTIVAS / SEGURAS (SEM Tempo RUIM).

SÓ com NORDESTE pode alcançar a PRODUÇÃO BRASILEIRA da ATUALIDADE – Todos os POBRES terão as OPORTUNIDADES, com a Mínima Participação do ESTADO ou SEM ESMOLA, de conseguir Uma VIDA DIGNA.

Com o Fantástico SALTO SUSTENTÁVEL na Produção Agropecuária Brasileira podemos estabelecer PROGRAMAS SUSTENTÁVEIS no COMBATE à FOME no Território Brasileiro, como, também, em outros PAÍSES – O BRASIL com isso passa a ser EXEMPLO ao MUNDO.

OBSERVAÇÃO: todas as PROPOSTAS tem seus PRÓS (Aspectos POSITIVOS), também, os CONTRAS (Aspectos NEGATIVOS), por esse motivo fica ABERTO a OPORTUNIDADE para suas MANIFESTAÇÕES.

NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) - apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradecerão nesse Momento ESPECIAL.


LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !


Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

MISSAO TANIZAKI
Servidor Público Federal
Bacharel em Química
missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
OSCIPE (*) - Equipe BR do A G U A P É
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

(*) REF.: Definições do SEBRAE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...