domingo, 5 de abril de 2009

Tipos de poluição:Poluição radioativa


Para que se fale em poluição radioativa, devemos primeiramente definir radiação.Radiação é o efeito químico proveniente de ondas e energia calorífera, luminosa etc. Existem três tipos de radiação: raios alfa e raios beta, que têm a absorção mais fácil, e raios gama, que são muito mais penetrantes que os primeiros, já que se tratam de ondas eletromagnéticas.
O contato contínuo à radiação causa danos aos tecidos vivos, tendo como principais efeitos a leucemia, tumores, queda de cabelo, diminuição da expectativa de vida, mutações genéticas, lesões a vários órgãos etc. Assim, poluição radioativa é o aumento dos níveis naturais de radiação por meio da utilização de substâncias radioativas naturais ou artificiais.

A poluição radioativa tem como fontes :

- substâncias radioativas naturais: são as substâncias que se encontram no subsolo, e que acompanham alguns materiais de interesse econômico, como petróleo e carvão, que são trazidas para a superfície e espalhadas no meio ambiente por meio de atividades mineratórias;

- substâncias radioativas artificiais: substâncias que não são radioativas, mas que nos reatores ou aceleradores de partículas são “provocadas”.

A fonte de poluição radioativa predominante é a natural, pois a poluição natural da Terra é muito grande, decorrente do decaimento radioativo do urânio, do tório e outros radionuclídeos naturais. Finalmente, devemos lembrar que a poluição radioativa provém principalmente de: indústrias, medicina, testes nucleares, carvão, radônio, fosfato, petróleo, minerações, energia nuclear, acidentes radiológicos e acidentes nucleares.

4 comentários:

Manuela disse...

Olá, Dom Escobar muito interessante seu artigo caiu como uma luva para mim pois estou elaborando um trabalho sobre a poluição radioativa e a sua postagem esclareceu muitas coisas sobre o assunto! Se puder,gostaria que postasse mais detalhes sobre o tema, meu professor é muito exigente e gostei da linguagem como retrata o assunto.

Grata, Manuela Ceita

Unknown disse...

OLÁ DOM ESCOBA gostei muito de seu artigo,deu-me mais clareza para a realização de meu trabalho!
esperarei mais destas valiosas informações.

Ansiosamente EDILEI KUSTER.

Victória Borges disse...

olà dom escobar,estou fazendo um trabalho sobre poluicao e esse site foi o melhor do que eu ja procurei vou indicar ele pra todas as minhas amigas e amigos aposto que vou tirar 20 nota màxima adoreeii.

Karen Gabrieli disse...

Obrigada! Me ajudou mto esse artigo para meu trabalho de biologia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...