quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Sistema de Gestão Ambiental (SGA) - Como evitar desperdícios e gerar lucro.

Os sistemas de gestão ambiental serão diferentes para diferentes tipos de organizações, dependendo da natureza, tamanho e complexidade das atividades, produtos e serviços de cada uma.São eles:

Política Ambiental:
compreende-se como sendo uma declaração pública das intenções e princípios de ações da empresa em relação ao meio ambiente. Deve orientara DEFINIÇÃO dos objetivos gerais que a organização quer alcançar.

Programa Ambiental ou Plano de Ação:
descreve as medidas que a empresa tomará na vigência do SGA. Ele traduz a política ambiental da organização em objetivos e metas e identifica as ações para conseguí-lo, bem como define as responsabilidades dos colaboradores internos e aloca recursos humanos e financeiros para a sua execução. Este leva em consideração também os aspectos ambientais das organizações, uma visão geral das leis e outros requisitos legais aplicáveis.

Estrutura Organizacional:
estabelece tarefas, delega autoridade e define as responsabilidades para a implementação das ações.

Treinamento:
para que todos os colaboradores da organização entendam aonde estão inseridos no SGA em relação as atividades que desenvolvem.

Comunicação Interna e Externa:
comunicação em todos os níveis da organização sobre a implementação do SGA e a comunidade para comunicar as metas ambientais da empresa àquelas interessadas fora de empresa, afim de manter uma postura transparente com todos.

Auditorias:
verifica a adecação e a eficiência da implementação e funcionamento do SGA.

Análise Crítica:
avaliação da alta direção da empresa para análise e adequações da SGA conforme as circunstâncias vividas pela empresa.

Procedimentos para monitoramento, medição e manutenção dos registros:
é de grande importância a documentação e registros de todos os resultados alcançados das ações e programas específicos, bem como os efeitos globais das melhorias ambientais.

Ações Corretivas e preventivas:
visa eliminar causas reais ou potenciais de não cumprimento dos objetivos, metas, critérios e especificações.


Fonte:Pedro Paulo Costa Leal / SEBRAE

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