sexta-feira, 24 de abril de 2015

O incrível Diabrotica speciosa ou "Besouro Patriota"

Ele pertence à família dos crisomelídeos, um grupo constituído por espécies com inúmeras formas e cores. A maioria das espécies alimenta-se essencialmente de plantas, em geral de suas folhas, onde perfuram a superfície. Eles podem ser observados danificando as plantas de lavouras, como por exemplo a batata. Os adultos dessa espécie alimentam-se das folhas e as larvas, conhecidas como larva alfinete, ocasionam danos na própria batata, dentro do solo. Além da batata, consomem também o tomateiro, a soja, o feijão, o amendoim, a alface, entre outras culturas. 
Cada fêmea põe no solo cerca de 420 ovos, de onde eclodem as larvas em aproximadamente 6 a 8 dias. Em nosso país, é popularmente conhecida como vaquinha ou patriota. Este nome refere-se às suas cores verde e amarelo, que representam o Brasil. Ele ocorre em parte da América Latina, desde o México até a Argentina.


Fonte: Artrópodos terrestres - Grazia et al 2008

2 comentários:

elisabete maria da silva disse...

Sera q esse bixinho ataca a pitangueira? To com o pe d pitanga caindo as frutas ainda verdes furadas por alguma larva ms ñ acho nada qando corto a fruta o unico bixo q tnho visto com frequencia sao esses besourinhos lindos kkkkkk se possivel m da 1 resposta brigada pela partilha

Neusa Nazir disse...

Olá Escobar,bom; falando em besouros,hoje eu tive a visita de um camaradinha desse aqui no meu quintal..jamais tinha visto um assim.gostaria que se possível você identificasse ele.
desde já agradeço!
Endereço da imagem https://lh3.googleusercontent.com/-SbuWHoirGgo/V_kgIjP057I/AAAAAAAAAOk/iHjjbn8s5qormrPjf9zREUUeiFVN4zASgCJoC/w530-h942-p-rw/16%2B-%2B1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...