quinta-feira, 5 de julho de 2012

Incrível, estudo mostra que a menor mosca do mundo decapita formigas

Um investigador do Museu de História Natural de Los Angeles (Califórnia, EUA) publicou recentemente na revista Annals of the Entomological Society of America uma descoberta notável no campo da Entomologia, o campo da Biologia que estuda os insetos. Trata-se da descrição de uma diminuta mosca que, com apenas 0,4 mm de comprimento, é o membro de menores dimensões deste grupo, sendo 15 vezes menor que uma mosca comum e 5 vezes menor que uma mosca da fruta.A espécie, a que foi dado o nome Euryplatea nanaknihali, foi descoberta na Tailândia, sendo a primeira da família Phoridae conhecida na Ásia.
Esta família de moscas é “famosa” por incluir espécies que parasitam formigas do gênero Crematogaster, fenômeno que pode levar à sua decapitação.Com efeito, a espécie mais próxima da Euryplatea nanaknihali, a E. eidmanni que habita em África, é um exemplo deste fenômeno de parasitismo.Na prática as moscas da família Phoridae depositam os seus ovos na cabeça das formigas, com as larvas que deles resultam desenvolverem-se no seu interior consumindo o seu conteúdo, um fenômeno que está sendo explorado para o controle das formigas-de-fogo nos EUA.Dado o seu minúsculo tamanho a mosca recém-descoberta pode ser capaz de parasitar as menores formigas do mundo. Com uma cabeça que pode apresentar apenas 0,5 mm de tamanho, pensava-se que esta espécie escaparia a este tipo parasitismo, algo que agora é posto em dúvida. 


Fonte: http://www.eurekalert.org/

Um comentário:

Antonio Vieira disse...

Muito legal esta postagem. Parabéns!

A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

Convido você a conhecer também o novo agregador Pop Blogs:
http://www.popblogs.net

Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar suas postagens todos os dias sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site, Facebook, Twitter, concorra a prêmios na Promoção Parceria Premiada e aumente exponencialmente as visitas e o sucesso de seu blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...