terça-feira, 15 de maio de 2012

Cientistas afirmam que os macacos vieram do homem

Eles têm mais genes em comum com você do que com um gorila, por exemplo. A diferença entre a composição do nosso DNA e a do DNA deles é de 1,6%, enquanto do deles para o dos gorilas fica em 2,6%. Parece pouco, mas significa muito: nós somos parentes mais próximos dos chimpanzés do que eles são de qualquer macaco. 
A semelhança genética é tamanha que nem seria um absurdo tão grande dizer que o Homo sapiens é só mais um tipo de chimpanzé - tanto que Jared Diamond, um dos pesquisadores mais influentes de hoje, disse exatamente isso: que somos "o terceiro chimpanzé". Os outros seriam o próprio Pan troglodytes - nome científico desse nosso irmão arbóreo - e o bonobo, primo bem próximo do Pan troglodites (e nosso também). E isso é só o começo do que as pesquisas mais recentes têm a dizer sobre os chimpanzés. 

Eles "vieram do homem" 

Pense no seu avô. Agora no pai do seu avô. Agora no pai dele. Esse sujeito que provavelmente viveu no século 19 é o seu 3º avô. Seu 250 000º avô, por essa linha de raciocínio temporal, pisou na Terra há 6 milhões de anos. Entre os tata(...)tataranetos desse cidadão está você, o resto da humanidade e todos os 200 mil chimpanzés vivos. E o mais interessante: esse ancestral comum era mais "humano" do que chimpanzé, o que permite afirmar, com certa licença poética, que "eles vieram do homem". 
Ardipithecus ramidus
Não conhecemos fósseis desse ancestral, mas alguns cientistas estimam que ele era parecido com este hominídeo aqui, o Ardipithecus ramidus, de 4,4 milhões de anos. Sim, ele tem "cara de macaco", mas há detalhes bem humanos ali: primeiro, ele era bípede, enquanto os chimpanzés são quadrúpedes; segundo, os dentes caninos não são longos e afiados como o dos chimpanzés, mas gentis como os nossos. Ou seja: os chimpanzés são só uma versão especializada do nosso ancestral comum com eles - especializada em viver nas árvores e em matar com mais eficiência. 


 Fonte: http://super.abril.com.br

Um comentário:

kaulitz disse...

menti nao profeçor ese é o boyu da rua aqui de floripa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...