O zedonk é uma raça de animal que é classificado como um zebróide. A espécie Zebróide é geralmente uma raça nascida do cruzamento entre uma zebra e qualquer espécie de eqüino. O zedonk é uma espécie que vem do acasalamento de zebra com jumento. É uma existência rara, porém de fato existe. A raça é uma invenção do século 19, sendo que Charles Darwin descreveu este animal em seus estudos. Zebróide
Os zebróides são muitas vezes pequenos, porém eles são muito temperamentais. Eles são muito difíceis de domesticar, e de treinar. A forma do corpo torna possível para a espécie ser utilizada para passeios, porém eles não são montados, muitas vezes por causa de seu humor instável. Eles têm o sangue selvagem, e muitas vezes causam um grande tumulto quando estão prontos para mostrar seus instintos selvagens. Normalmente, o animal é criado para fins de exibição.
Em 1815 o Sr. Morton acasalou com sucesso um garanhão quagga(mamífero equídeo extinto, relacionado com a zebra da planície )com uma égua castanha árabe. O resultado foi um híbrido, que tinha as características de ambos os pais. Isso fez com que Cossar Eewart fizesse a mesma coisa com um garanhão zebra e um pônei. Em 1859, Charles Darwin produziu quatro desenhos coloridos de zedonks.
Durante a guerra Sul-Africano,os Boers cruzaram zebras com pôneis - isto produziu um animal que poderia ser usado para o transporte de armas. Um exemplar dessa espécie foi capturado e mostrado ao Rei Edward VII, e também foi fotografado por WS Berridge.As Zebras são imunes à doença do sono, e pensava-se que a combinação de seu sangue ajudaria os outros cavalos e pôneis a também tornarem-se imunes.
No entanto nenhum estudo comprovou que esta experiência foi um sucesso.
Os zebróides geralmente se assemelham aos seus pais zebras, porém, as listras não costumam cobrir todo o corpo, e podem mesmo estar apenas sobre as pernas ou o pescoço. Às vezes, as listras estão sobre o dorso ou o peito, dando uma aparência surpreendente que é impressionante para os olhos.
Fonte: http://www.madamzebra.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário