domingo, 13 de março de 2011

Os animais têm sonhos complexos como as pessoas?

Seria muito difícil mostrar que os animais superiores não têm sonhos complexos, por uma série de razões. Pelo que sabemos e o que podemos ver, parece muito mais provável que os animais não sonhem.

A finalidade do sono


O sono tem várias finalidades. Para descansar, per
mitindo que o corpo se recupere da forma física necessária e para evitar a atividade durante muito tempo, o que seria muito perigoso, tanto de dia ou à noite. E, finalmente, para permitir que o cérebro processe e aprenda o que foi vivido durante o período de vigília. Fazemos isso através dos sonhos. Não há evidências concretas de que os animais altamente inteligentes não estão dormindo, em parte, por estes motivos também.

Por que alguns animais dormem pouco?
A quantidade de sono nos animais é inversamente relacionada ao grau pelo qual as espécies devem lidar com o perigo predatório, ou seja, as espécies vulneráveis a predadores tendem a dormir menos. Este fato não é surpreendente, desde que pode-se observar que os animais são altamente expostos ao ambiente externo mesmo durante o sono profundo. Alguns animais grandes como os elefantes, vacas, cavalos, jumentos, também dormem pouco e isto pelo fato de eles gastarem grande quantidade de tempo fazendo estocagem de alimentos.

A evidência empírica


Todo mundo que já assistiu a um sono animal deve ter visto, por vezes, aparentemente que os animais demonstram emoção, ou medo, ou mesmo apenas contrações musculares. Costumamos interpretar isto como sendo porque o animal está sonhando. Eles não fornecem evidências muito fortes - apesar de que podem ser movimentos involuntários -, mas sugerem mais do que de outra forma que o animal está e
xperimentando algo parecido com o sonho.

A evidência científica

Muitos mamíferos mostram um padrão de atividade cerebral semelhante aos seres humanos durante o sono. Agora você não pode dizer exatamente o
que está sendo vivenciado, mas em uma experiência famosa no Massachusetts Institute of Technology pesquisadores descobriram que os cérebros de ratos ao dormir mostraram exatamente as mesmas atividades cerebrais como as mostradas por seus cérebros ao caminhar por um labirinto em estado de vigília. Isto parece indicar fortemente que eles estão de fato sonhando.De acordo com registros eletroencefalográficos dos estados do sono de animais, é possível acreditar que alguns animais sonham. O sono REM, o "sono dos sonhos", têm sido registrado na maioria dos mamíferos estudados, por exemplo, entre ratos, gatos, cães, macacos, gambás e elefantes e também em aves. Dos mamíferos, somente a equídna (animal semelhante ao porco espinho) não apresenta sono REM.Pelo fato do sono REM ter sido observado em mamíferos e aves, mas não em répteis, Jouvet sugeriu que o sono REM pode ser um processo filogenético relacionado aos animais de "sangue quente".O sono REM aparece aproximadamente a cada 90 minutos em seres humanos e aproximadamente a cada 25 minutos em gatos. Cada episódio dura por vários minutos.
A conclusão parece ser que os animais sonham. Como vivenciar sonhos significa mover-se para o reino do filosófico - não temos idéia de como outro ser possa ter consciência de suas experiências, ou como eles sonham. Assumimos que, de certa forma ele deve ser como o nosso e devemos imaginar que temos que fazer a mesma suposição, pelo menos, a de que alguns animais sonham, agora resta à dúvida se seus sonhos são complexos e quão importante são estas experiências para eles como as nossas são para nós.



Fonte: http://web.mit.edu/n ewsoffice/2001/dream s-0131.html

Nenhum comentário: