domingo, 27 de março de 2011

Você sabe por que os tubarões atacam?

Os ataques de tubarão são uma ocorrência rara. Em todo o ano, há menos de cinqüenta a setenta relatados de ataques a seres humanos, e destes apenas cerca de um em cada quatro é fatal. A partir destas estatísticas, é claro que os humanos não estão no topo da lista de refeições em potencial de um tubarão. No entanto, desde que os ataques a seres humanos começaram a acontecerem, investigações têm sido feitas sobre o comportamento dos tubarões, a fim de determinar o que faz com que esses ataques raros aconteçam. Embora haja alguma divergência entre os peritos, o consenso geral é que os ataques a seres humanos ocorrem principalmente por causa da confusão de identidade e da simples investigação.


Confusão de identidade

A dieta normal de um tubarão consiste em diferentes formas de vida marinha, dependendo do seu tamanho. Para muitos tubarões maiores, várias espécies de focas servem como uma de suas principais fontes de alimento. Como resultado, os tubarões aprendem a reconhecer a sua caça com os seus muitos sentidos. No entanto, apesar desses sentidos, como um agudo sentido do olfato e da capacidade de sentir os campos elétricos produzidos por todos os organismos vivos, o visual continua a ser muito importante no reconhecimento e caça de suas presas. Em vista disto, pode-se compreender facilmente que os humanos usando trajes de mergulhador negro podem parecer muito com focas. Especialistas também acreditam que os tubarões cometem um erro semelhante ao ver surfistas em suas pranchas de baixo para cima, a silhueta do surfista é semelhante à de uma foca nadando. Investigação

Outra explicação plausível é que algumas mordidas de tubarão são apenas de natureza exploratória. Tal como outros animais, os tubarões estão curiosos sobre os objetos não identificados em seu ambiente e que tomará medidas para aprender mais sobre eles. Enquanto para alguns animais, como cães e gatos isso pode ser tão simples como aprender o cheiro de algo novo, tubarões, muitas vezes, colidem com objetos estranhos ou em alguns casos, dão-lhe pequena mordida. Como eles não têm mãos, este é o método que eles têm para sondagem direta de novos objetos. Isto é ainda mais evidenciado pelo fato de que quando os seres humanos são atacados, membros decepados quase nunca são comidos, e são freqüentemente descobertos mais tarde.

Outras teorias

Algumas evidências mostram que os tubarões podem atacar os humanos, por razões que podem não ter nada a ver com a predação. Durante um relato de ataque, um grande tubarão branco prendeu os braços de um mergulhador. Um grande tubarão branco pode ter uma força de mordida de mais de 3.600 libras, o que significa que esse tubarão é capaz de facilmente arrancar o braço do mergulhador. No entanto, não foi o que ele fez, embora tivesse mais do que tempo suficiente para fazê-lo antes de o mergulhador ser capaz de lutar e seguir livremente seu caminho. Especialistas especulam que este e outros ataques podem ser manifestações de agressão contra seres humanos a quem vêem como uma ameaça à sua comida ou território. Alguns até sugeriram que eles poderiam ser uma forma de jogar. Conclusão

Não há nenhuma maneira de saber com certeza se estas são as verdadeiras causas dos ataques de tubarão. No entanto, as provas são fortes o suficiente para justificar a cautela por parte dos banhistas e surfistas. Armado com este conhecimento, eles podem diminuir suas chances de serem confundidos com comida e serem feridos por um tubarão.


Fonte: http://www.bigmarinefish.com