Não existe nenhum estudo conclusivo sobre qual espécie é a campeã de botar ovos, justamente porque não existem informações sobre a quantidade colocada por cada espécie e uma comparação válida sobre o assunto. No entanto, é possível saber quais são as espécies que em média mais colocam ovos, e uma das maneiras mais eficientes de saber se a espécie coloca muitos ovos é verificar como os “pais” cuidam da cria: se eles são extremamente cuidadosos provavelmente colocam poucos ovos, mas se eles não ficam muito preocupados provavelmente colocam vários ovos por vez e por isso não precisam ficar atentos, pois a taxa de sobrevivência dos filhotes será razoável. Por isso para estabelecer qual é o animal que mais coloca ovos é necessário comparar por grupo, entre as aves, répteis e mamíferos, por exemplo.
O grande campeão na arte de botar ovos é o peixe-lua, que consegue colocar milhares de ovos em uma única desova que ocorre apenas uma vez ao ano. Uma fêmea desta espécie é capaz de carregar muitos ovos, e biólogos já encontraram cerca de 300 milhões de ovos no ovário de uma fêmea de
O sapo-cururu é o campeão entre os animais que possuem quatro membros. A espécie é nativa do continente americano, mas foi levada para outros lugares do mundo para auxiliar no controle de pragas. Embora desove duas vezes ao ano, consegue colocar cerca de 35 mil ovos a cada desova, atingindo uma média de 120 ovos por dia.
A simpática tartaruga-verde desova até 11 vezes ao ano, e em cada uma das vezes uma média de 100 até 200 ovos. Em geral a tartaruga é a espécie que mais coloca ovos entre os répteis. Cada vez que vão desovar as tartarugas viajam quilômetros até chegar à praia em que costumam colocar os seus ovos. A tartaruga-verde pode ser encontrada em todos os oceanos.