domingo, 20 de março de 2011

Como a água ajudou a evolução da civilização humana

Água é vida para todas as comunidades humanas e sua presença pode decidir o destino de civilizações inteiras. No antigo Egito, a grande civilização que conhecemos hoje e que já produziu alguns dos maiores monumentos do mundo, nunca teria existido sem as águas do Nilo, que fecundou o solo em torno dele com a sua lama fértil liberadas durante suas cheias sazonais.A mesma influência teve na Mesopotâmia, com os rios Eufrates e Tigre, na China, com o rio Amarelo, na Índia, os cursos de rios Indo e Ganges, na Indochina, o rio Mekong e assim por diante.
A água dos grandes rios permite a navegação e as comunicações entre as várias regiões ao longo do seu curso, fertiliza o solo, fornece energia para as usinas, mas este não é o único determinante para a civilização humana, a abundância de água do território é também dada por fontes naturais nas montanhas, pelas camadas subterrâneas, pela freqüência das chuvas e neve que cai e, claro, pela presença do mar.
Só por isso, a civilização egípcia prosperou apenas ao longo de uma estreita faixa de terra fértil ao longo do Nilo, porque em outros lugares, no Egito, havia somente um deserto quente e seco, com a única exceção dos oásis, onde, novamente, a vida das pequenas comunidades foi (e ainda é) possível apenas na presença de fontes de água.A água sempre significou purificação e pureza, devido à possibilidade de lavar-nos que sempre nos ofereceu, mesmo que, em determinados períodos, como na Idade Média, poucas pessoas aproveitaram esta possibilidade.
Por esta razão, a água tem sido considerada sagrada ou santa por várias civilizações e sagrada também foram fontes de água perto da quais muitos templos foram construídos e até mesmo rios inteiros, como o Ganges, na Índia, ainda hoje é.Muitos rituais religiosos têm sido baseados apenas no papel purificador da água, como o batismo cristão, originalmente feito ao longo do rio Jordão e do ritual de purificação dos banhos no rio Ganges em Benares, Índia. A água sagrada purifica a alma. Em Veneza, ainda hoje, a cerimônia de "casamento com o mar" é praticada a cada ano, para agradecer ao mar por toda a vida e riqueza que ele sempre deu a esta cidade e renovar também para o ano seguinte a aliança entre o homem e o mar. Nesta cerimônia, a partir de barcos típicos de Veneza, uma coroa de flores é deixada cair no mar. Depois, apenas o Doge de Veneza, celebra este ritual, na presença das mais altas autoridades religiosas e de muitos milhares de pessoas, porque a água do mar e da sua lagoa é tudo para eles. Certamente, no mundo, é difícil encontrar uma cidade mais influenciada pela água que Veneza, talvez, a mais bela cidade do mundo.


Fonte: http://www.helium.com

Um comentário:

ntmg disse...

Divulga aqui teu blog, web-site gratuitamente! Só no http://actualizate.pt.vu