


Quando uma placa oceânica entra em contato com uma outra placa, se é uma placa continental ou outra placa oceânica, uma das placas passa por baixo do outro, criando uma zona de subducção. As placas oceânicas são constituídas por basalto, uma rocha bastante densa. Placas continentais são feitas de granito, e produtos sedimentares e metamórficos de granito, que são consideravelmente menos denso do que o basalto. Portanto, placas oceânicas sempre serão conduzidas sob as placas continentais. No caso de contato entre duas placas oceânicas não há certeza quanto a que irá passar e qual vai abaixo.

Himalaia
Montanhas vulcânicas, como o monte Fuji, no Japão e os vulcões do noroeste norte-americano, são formados quando o magma força a sua passagem para a superfície. O magma que atinge a superfície é chamado de lava. Quando isso ocorre à rocha esfria mais rapidamente do que no caso da formação de batólitos intrusivos e a estrutura cristalina das rochas é muito mais fina, criando rochas basálticas do tipo como as que formam as placas oceânicas.
As montanhas são destruídas pela erosão. Erosão é a remoção do solo e das rochas através de inúmeras causas. Muitas das características dramáticas que vemos nas montanhas foram causadas pela erosão glacial. Os rios também causam erosão. Muitas vezes a água flui sobre a rocha que pode dissolver pequenas quantidades de rocha. E a água também pode carregar partículas que saltam sobre a rocha aumentando ainda mais a taxa de erosão. O gelo pode se formar em fendas na rocha, expandindo e cunha da rocha quebrando em pedaços pequenos e grande distância. E o vento pode como a água, carregar pequenas partículas que pode desgastar ainda mais a rocha.
Fonte: http://www.helium.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário