quarta-feira, 2 de março de 2011

Como as montanhas são criadas e destruídas?

O que foi que criou os picos majestosos existentes no planeta? Quais foram às forças que trabalharam neles?A maioria das ações que criaram montanhas foi em decorrência do movimento das placas tectônicas. A crosta da Terra é composta de inúmeras placas que se movem através da superfície do planeta. Quando estas placas entram em contato entre elas reações criam as cadeias de montanhas.Quando duas placas continentais colidem, cria uma curvatura umas contra as outras nestes intervalos formando maciços, como o Himalaia. O mesmo evento que criou o Himalaia acredita-se que também criou os Alpes, os Pirineus e mais todas as grandes cadeias montanhosas da Europa, Oriente Médio e Ásia Meridional. No caso do Himalaia as placas da África e da Índia, movimentaram-se para o norte do maciço da placa da Eurásia. Como ambas as placas eram de composição similar formaram as bordas e as curvaturas, assim como se você empurra-se as bordas de uma toalha de mesa em conjunto para o meio da mesa fazendo com que a mesma dobre e amontoe.
Este processo continua hoje em algumas das regiões montanhosas da Europa e da Ásia. No entanto, as mudanças são tão lentas que não podemos medi-las. A construção de montanhas leva milhões, ou dezenas de milhões de anos. Imagine a mais alta montanha da Terra, o monte Everest, com 8.848 metros, a montanha começou ao nível do mar, ela teria subido menos de um milímetro por ano, levando mais de dez milhões de anos para chegar à altura atual.
Monte Everest
Quando uma placa oceânica entra em contato com uma outra placa, se é uma placa continental ou outra placa oceânica, uma das placas passa por baixo do outro, criando uma zona de subducção. As placas oceânicas são constituídas por basalto, uma rocha bastante densa. Placas continentais são feitas de granito, e produtos sedimentares e metamórficos de granito, que são consideravelmente menos denso do que o basalto. Portanto, placas oceânicas sempre serão conduzidas sob as placas continentais. No caso de contato entre duas placas oceânicas não há certeza quanto a que irá passar e qual vai abaixo.
Himalaia
Montanhas vulcânicas, como o monte Fuji, no Japão e os vulcões do noroeste norte-americano, são formados quando o magma força a sua passagem para a superfície. O magma que atinge a superfície é chamado de lava. Quando isso ocorre à rocha esfria mais rapidamente do que no caso da formação de batólitos intrusivos e a estrutura cristalina das rochas é muito mais fina, criando rochas basálticas do tipo como as que formam as placas oceânicas.
Alpes

As montanhas são destruídas pela erosão. Erosão é a remoção do solo e das rochas através de inúmeras causas. Muitas das características dramáticas que vemos nas montanhas foram causadas pela erosão glacial. Os rios também causam erosão. Muitas vezes a água flui sobre a rocha que pode dissolver pequenas quantidades de rocha. E a água também pode carregar partículas que saltam sobre a rocha aumentando ainda mais a taxa de erosão. O gelo pode se formar em fendas na rocha, expandindo e cunha da rocha quebrando em pedaços pequenos e grande distância. E o vento pode como a água, carregar pequenas partículas que pode desgastar ainda mais a rocha.


Fonte: http://www.helium.com

Nenhum comentário: