sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Triops cancriformis: A espécie de camarão mais antiga do mundo, com 200 milhões de anos

Triops cancriformis, ou girino camarão, é uma espécie de  camarão encontrado da Europa  ao Oriente Médio e também na Índia. Devido à destruição do seu habitat, a população deste animal tem sido reduzida drasticamente, assim, a espécie é considerada ameaçada no Reino Unido e em vários países europeus.  Em cativeiro eles comumente crescem até 6 centímetros (2,4 polegadas); no estado selvagem eles podem alcançar tamanhos de 11 cm (4,3 polegadas).  No Reino Unido, há apenas duas populações conhecidas:as que vivem nas Zonas Húmidas de Caerlaverock na Escócia e em uma lagoa temporária em New Forest.  A espécie é legalmente protegida nos termos do Anexo 5 do Wildlife and Countryside Act de 1981.
Esta espécie é considerada uma das espécies de vida mais antigas do planeta com cerca de 200 milhões de anos. Os fósseis desta espécie do período Triássico Superior, aparecem praticamente inalterados em relação aos membros dos dias modernos da sua espécie. Eles têm um ciclo de vida muito rápido, e os indivíduos tornam-se maduros em cerca de duas semanas após a eclosão. Em 1801, Louis Augustin Guillaume Bosc fez a primeira descrição da espécie oficialmente reconhecida de Triops cancriformis. Ele nomeou esta espécie cancriformis Apus. Outros autores usaram o nome Apus cancriformis ao longo dos anos, mas muitas vezes utilizaram este nome de forma errônea.


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A maior mosca do mundo

Os cientistas estão estudando uma mosca gigante que mede o comprimento de um dedo humano adulto. A gauromydas heros, maior mosca do mundo, pode atingir comprimentos corporais de 7 centímetros. Mas, duas espécies recém-descobertas poderiam rivalizar com o seu tamanho, diz um novo estudo.Muito do que sabemos sobre essas moscas é graças ao trabalho de um pesquisador que conseguiu localizar locais de reprodução de G. heros no sudeste do Brasil na década de 1940.
Os cientistas observaram que os insetos acasalam perto de formigueiros, nos quais colocam seus ovos. As larvas da mosca se alimentam de larvas de besouro que por sua vez se alimentam de resíduos nos formigueiros. Quanto aos adultos, provavelmente se alimentam de néctar, já que desenvolveram peças bucais para tanto, e já foram vistos visitando flores. O mesmo pode ser verdade para as espécies recém-descobertas.
 
Uma das coisas que complica seu estudo é que pode ser que os adultos só sejam ativos por um período muito curto do ano. Além disso, como esses insetos imitam a aparência e comportamento de vespas perigosas como a vespa-tarântula-falcão, podem assustar os cientistas. Enquanto moscas Gauromydas são bastante inofensivas, essa estratégia para espantar predadores pode funcionar para espantar entomologistas também, que certamente não querem acabar picados por um monstruoso marimbondo.


Fonte:hypescience