A massa do Sol constitui cerca de 99,86% da massa total do sistema solar. Devido à sua grande massa e gravidade, o sol está no centro do sistema solar. Em média, o sol está a 149.597.870 quilômetros da Terra. Essa distância também é registrada como uma unidade astronômica (UA). O sol é a estrela mais próxima da Terra. A outra estrela mais próxima, Proxima Centauri, está a cerca de 4,3 anos-luz de distância.Nosso Sol é uma das mais de cem bilhões de estrelas que residem no interior da Via Láctea. A Via Láctea é uma galáxia em forma de espiral, com vários braços, o sol fica entre Perseu e os braços espirais de Sagitário á cerca de 25.000 anos luz do centro da galáxia.
O sol é uma enorme bola de gás hidrogênio, principalmente, com um pouco de hélio. O sol também contém vestígios de cerca de 67 outros elementos, incluindo o oxigênio, carbono, nitrogênio, silício, magnésio, neônio, ferro e enxofre. Porque é gasoso, seu período de rotação é mais curto no equador (26,8 dias) e mais longo nos seus pólos (36 dias).O sol é um objeto enorme quando comparado com a Terra em diâmetro é equivalente a cerca de 109 Terras, em termos de volume é cerca de 1,3 milhões de vezes maior, e em massa é cerca de 332.900 vezes maior.
Tal como a Terra, o Sol pode ser dividido em várias camadas. Essas camadas, do interior para a o exterior são as seguintes:zona eradiativa, zona convectiva, fotosfera, cromosfera, região de transição e a coroa. O núcleo solar é a fonte que produz a energia do sol. Enquanto o núcleo representa apenas cerca de 2% do volume de energia solar, representa quase metade da massa solar. O núcleo é extremamente denso (150 gramas por centímetro cúbico) e sua temperatura intensa (° F 27.000.000 ou 15.000.000 ° C).A fusão nuclear ocorre no núcleo por causa da alta densidade e a temperatura. Durante a fusão, os átomos de hidrogênio se combinam para criar átomos de hélio, neutrinos e energia.
As manchas solares, onde o magnetismo solar atinge a superfície do sol, é relativamente fria. As manchas solares são cíclicas, com pico a cada onze anos. Quando grandes e numerosas, as manchas solares podem às vezes serem vistas quando o sol está se pondo. O campo magnético do Sol, por vezes, causa violentas tempestades na fotosfera sobre as manchas solares, provocando os incríveis arcos de gás ao longo das linhas do campo magnético, às vezes formando arcos com cerca de 300.000 quilômetros acima da fotosfera em um período de poucas horas.
Tempestade solar
Ocasionalmente, o campo magnético do sol produz erupções maciças que ejeta partículas ionizadas e gases a partir da superfície do sol. Quando uma enorme tempestade chega a Terra, picos de energia podem danificar equipamentos elétricos e provocar quedas de energia. As erupções solares também causam as auroras, as partículas carregadas penetram na atmosfera da Terra nos pólos do planeta, onde o campo magnético é mais fraco, produzindo em cores diferentes com base no tipo de partícula, as auroras Boreal e Austral. Outro tipo de atividade solar é uma ejeção de massa coronal, um evento caracterizado por emissões de gases ao longo de um período. Estas erupções provocam o vento solar e tem efeitos na Terra semelhantes às explosões solares.
Aurora
Conhecimento do sol é importante, pois o sol é a fonte primária de luz e calor na Terra. Além disso, a atividade solar tem um grande efeito sobre a Terra, e aprender como o sol atinge nosso planeta fornece insights sobre o clima da Terra. Embora saibamos que várias das características básicas do sol, seu tamanho e massa, composição e estrutura básica, o sol é um objeto fascinante, e mesmo com os avanços da tecnologia moderna, muito há ainda a ser aprendido sobre o assunto.
Fonte: http://www.spacestationinfo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário