sexta-feira, 24 de abril de 2015

O incrível Diabrotica speciosa ou "Besouro Patriota"

Ele pertence à família dos crisomelídeos, um grupo constituído por espécies com inúmeras formas e cores. A maioria das espécies alimenta-se essencialmente de plantas, em geral de suas folhas, onde perfuram a superfície. Eles podem ser observados danificando as plantas de lavouras, como por exemplo a batata. Os adultos dessa espécie alimentam-se das folhas e as larvas, conhecidas como larva alfinete, ocasionam danos na própria batata, dentro do solo. Além da batata, consomem também o tomateiro, a soja, o feijão, o amendoim, a alface, entre outras culturas. 
Cada fêmea põe no solo cerca de 420 ovos, de onde eclodem as larvas em aproximadamente 6 a 8 dias. Em nosso país, é popularmente conhecida como vaquinha ou patriota. Este nome refere-se às suas cores verde e amarelo, que representam o Brasil. Ele ocorre em parte da América Latina, desde o México até a Argentina.


Fonte: Artrópodos terrestres - Grazia et al 2008

terça-feira, 21 de abril de 2015

Opiliões: aracnídeos que não são aranhas!


Animais inofensivos e noturnos, que se escondem em locais escuros durante o dia. Quando ameaçados, soltam substâncias malcheirosas, motivo pelo qual são chamados também de “aranhas fedorentas”. Essas substâncias estão sendo pesquisadas visando seu uso como repelentes.


É a terceira ordem mais numerosa dos aracnídeos (seis a dez mil espécies), superada apenas pela ordem dos Acari e Araneae. Apresentam hábito predominantemente noturno e são conhecidos popularmente no Brasil como aranha-bode, aranha-fedorenta, bodum, devido à secreção que podem soltar quando ameaçados. São inofensivos para humanos. Ainda é uma ordem pouco distinta, mas o conhecimento sobre a sua biologia vêm aumentando bastante principalmente no século XXI.




Os opiliões são inofensivos e caracterizam-se pelas pernas articuladas excepcionalmente longas em relação ao resto do corpo. Apesar das semelhanças superficiais com as aranhas, com as quais são geralmente confundidos, estes aracnídeos representam um grupo distinto.

Fonte:Aracnídeos do PVSUL