terça-feira, 15 de março de 2011

A costa japonesa se moveu cerca de 4 metros para leste devido ao último terremoto

Antes e Depois
Costa do Japão

Dados da rede GPS Geonet, operada pelo Geographical Survey Institute (GSI) do Japão, sugerem um grande deslocamento da costa. A costa japonesa poderá ter sido movida cerca de 4 metros para leste, devido ao terremoto de 8.9 que ocorreu na sexta-feira passada.O terremoto também poderá ter deslocado a Terra sobre o seu eixo em cerca de 16.5 cm. Esta alteração fez com o planeta gire mais rápido, encurtando a duração do dia em cerca de 1.8 milionésimos de segundo.Roger Musson, da British Geological Survey (BGS), afirmou que este tipo de movimento é comum a sismos desta magnitude.

“A placa do Pacífico moveu-se um máximo de 20 metros para Oeste. (…) Não significa que o país tenha sido todo deslocado por este valor.”Brian Baptie, também da BGS, explicou que o sismo ocorreu numa zona de subducção. Estas zonas correspondem a áreas de convergência de placas tectônicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra. Neste caso, a placa tectônica do Pacífico moveu-se para Oeste, para debaixo do Japão.

GPS

Ken Hudnut, geofísico do US Geological Survey (USGS) em Pasadena, na Califórnia, disse que as fontes de informação que ligam leituras de GPS a mapas, tal como direções de condução e registros de propriedade terão de ser alteradas devido a este deslocamento. “A rede nacional para a definição de limites de propriedade foi deformada. Também para os barcos, as cartas náuticas precisarão de revisão devido à mudança de profundidades da água.”



Fonte:http:// www.bbc.co.uk

Nenhum comentário: