segunda-feira, 12 de julho de 2010

Paciência chinesa:Planta dá flor pela primeira depois de ter sido plantada há 91 anos atrás


A capacidade dos chineses de aguardar pacientemente algo que é muito desejado na certeza de que chegará é mundialmente conhecida. Com efeito, a “paciência de chinês” é invocada frequentemente como uma qualidade que muitos gostariam de ter.
Recentemente, os jardineiros de uma propriedade privada no Reino Unido compreenderam o significado da expressão ao presenciarem pela primeira vez a floração de uma planta depois de 91 anos de cuidados.
O exemplar de Carrierea calycina, resultado da germinação de um conjunto de sementes trazidas da China para o Reino Unido em 1908 por um naturalista inglês, foi plantado no Rowallane Garden em 1919 e deu flor pela primeira vez na semana passada, revelando um segredo com 91 anos.
A flor branca acabou por produzir um fruto alongado, curvílínio e enrolado com a forma de um corno de cabra que deve ser a origem do nome da planta “Árvore de corno de cabra chinesa”.
Atualmente, apenas existe mais um exemplar vivo resultante da germinação das sementes originais. Todos os restantes pereceram ao longo século XX.

Nenhum comentário: