Mariposas em particular - e insetos noturnos em geral - se orientam pela luz do luar. Quando saem para buscar alimento, eles sabem que têm de voar em uma certa direção com relação à Lua, para poder retornar a seu hábitat sem se perder. Como a Lua está muito longe, a distância que o inseto percorre é suficientemente pequena para que seu ângulo em relação a ela não mude durante o trajeto. Mas qualquer fonte luminosa localizada na Terra, por ser mais intensa e estar mais próxima que a Lua, acaba confundindo as pobres criaturas voadoras.
Isso acontece porque aproximar-se ou afastar-se da fonte luminosa faz o ângulo em relação a ela variar bastante. "Para tentar mantê-lo constante, como costuma fazer quando está se orientando pela posição da Lua, o inseto procura corrigir sua rota de vôo a certos intervalos. Por isso, segue voando em espirais cada vez menores até colidir com a fonte", afirma a entomologista Francisca Carolina do Val.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/
Um comentário:
por favor moro em gurupi tocantins e gostaria de saber o nome de uma especie (que creio ser) mariposa, pesquisei na net e não encontrei nada parecido. É uma praga nessa epoca, é clara, asas dururinhas e conforme aglomeram soltam um pó, estou desesperada minha casa a noite e infestada. Por favor se souber a especie e como deter me ajude.
obrigada
Postar um comentário