quarta-feira, 13 de abril de 2011

Será que os jacarés não gostam de comer seres humanos?


Os jacarés não são susceptíveis de perseguir os seres humanos a uma longa distância em terra firme, portanto, não é provável o seu ataque em terra firme. Os jacarés preferem uma refeição fácil. Eles são caçadores pacientes e irão perseguir suas presas na água durante horas antes de atacar. Mas, uma vez que eles atacam, eles não querem ter trabalho. E eles não gostam de atacar qualquer coisa que eles não conseguem engolir em um gole só. Mesmo jacarés grandes geralmente escolhem a presa que seja relativamente pequena, o que é uma boa notícia para os seres humanos adultos.
Pequenos jacarés compõem a maioria da população de jacarés. Um jacaré que é menor que 5 pés (1,5 metros) de comprimento, normalmente comem lagosta, pequenas cobras e tartarugas. Eles nem sequer representam uma ameaça para cães de pequeno porte. Jacarés de pequeno porte não são uma ameaça aos seres humanos e não atacam as pessoas em circunstâncias normais.

Às vezes as pessoas pensam que jacarés pequenos - digamos, inferior a 3 pés (0,9 metros) - será um bom animal de estimação. Na verdade, tentando capturar um jacaré é a forma mais comum de as pessoas serem mordidas por um. Mesmo os jacarés pequenos têm mais de 80 dentes afiados. Apesar de uma mordida não ser fatal, ainda é necessária uma visita ao hospital.

Jacarés grandes são menos comuns, mas eles são a maior ameaça aos seres humanos porque eles são grandes o bastante para fazer com que uma pessoa seja uma refeição legítima. Um jacaré adulto que tenha entre 8 e 11 pés (2,4 e 3,4 metros) pode pesar até 1.000 libras (453 kg) Mesmo que estes jacarés sejam uma ameaça aos seres humanos, eles ainda são cautelosos conosco. Jacarés preferem evitar interações com as pessoas completamente. Quando as pessoas testemunham um jacaré afiando as garras e rosnando, elas acreditam que ele está se preparando para atacar. Na verdade, esta é uma postura defensiva.

Apesar de tudo há uma média de quatro ataques de jacaré nos Estados Unidos a cada ano (apesar do fato de que no estado da Flórida as médias são de 12.000 queixas sobre os répteis por ano). Aqui está outro número para se pensar: Desde 1948, a Comissão Fish and Wildlife Conservation recebeu relatórios de 356 ataques de crocodilo em seres humanos. Vinte e cinco destes ataques foram fatais, e em nove casos, acredita-se que as vítimas já haviam morrido antes do jacaré as comer.


Fonte: http://adventure.howstuffworks.com

Nenhum comentário: