As extensas dunas de areia que cobrem áreas, como o Deserto do Saara e outros desertos, são chamados de campos de dunas. As dunas de areia variam em forma e tamanho, e são formadas pela velocidade do vento. As dunas de areia tendem a ser maiores no seu lado barlavento. Os ventos transportam a areia das dunas do lado mais curto chamado de face de deslizamento. Existem cinco formas ou movimento das dunas de areia: Crescente, Linear, Estrela, Dome e parabólica.
Para as dunas de areia terem forma, há um par de pré-requisitos, uma superfície de grãos finos e relativamente fortes e ventos consistentes. A força do vento, uma vez que atinge um limiar de fluidos, move os grãos de areia individuais de duas formas distintas, por saltação e fluência na superfície. O movimento de forma primária da areia para formar dunas de areia é a saltação. O vento se movimenta mais e pega grãos de areia dos depósitos de superfície dando-lhes um impulso para frente. Em caso de uma superfície mais grosseira, tais como seixos ou outras formas de superfície dura, os grãos de areia serão devolvidos diretamente a partir da superfície e voltam ao ar com o vento, mais uma vez fornecendo-lhe um impulso para frente.
Esse movimento a favor do vento em um curso de superfície rugosa é movido a uma taxa muito mais rápida do que a forma de saltação sobre uma superfície composta de grãos de areia fina, onde ao invés de saltar ao longo da superfície do grão de areia vai atacar a superfície macia da areia, enterrando-se e causando a expulsão de um grão secundário no ar que será fundida na direção do vento e seguem o mesmo padrão. O movimento dos grãos de areia ao longo da superfície de saltação é a cerca de 75 por cento de toda a areia movida pelo vento. Após as saltação iniciar o grão de areia deixará de exigir a pressão direta do vento a ser levantado no ar.
Fonte: http://www.helium.com
Quando os grãos de areia começam a se amontoar as dunas e ondulações são formadas. A areia é deslocada e empilhada pelo vento até que sob seu próprio peso, descansa quando atingir o nível de inclinação que criam estabilidade na base das dunas. O ângulo médio de uma duna de areia é de 30-34 °; este é o ângulo de repouso. Dunas continuam a se formar na direção que o vento sopra, migrando com a força do vento e a areia repete o ciclo de ascensão do lado de barlavento das dunas até a crista e desliza para baixo face o deslizamento da duna.
Este é o processo marcante de dunas de areia que se formam e continuam a reestruturar-se ao longo do tempo. A mesma paisagem de areia desses terrenos desérticos é esculpido em belas dunas que acontecem há séculos e continuará a beatificar esses domínios, ao que parece, até o fim do próprio tempo.Fonte: http://www.helium.com
2 comentários:
Visite o blog de humor, curiosidades e tudo que importa para um adolescente! u.u : EstranhosAdolescentes.blogspot.com !
Blog atualizado todos os dias e os melhores conteúdos para você!, acesse e confira!
Siga-nos no twitter e fique antenado nas novidades!! twitter.com/quixadafabricio
Abraços do adolescente mais estranho que existe!
Muito interessante o post, gostei muito mesmo. Porém... poderia ter evitado o pleonasmo né? Dunas de areia? Dunas só podem ser formadas por areia!
No mais, sucesso no blog :D
Postar um comentário