quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O estranho peixe-sapo

Thalassophryne amazonica
O peixe-sapo é da familia Batrachoididae da ordem Batrachoidiformes. Normalmente habitam fundos arenosos e enlameados marinhos e são encontrados em diversas partes do mundo. Existem, porém, uma espécie de peixe-sapo que vive em água doce, incluindo o Daector quadrizonatus que é encontrado no rio Arato, na Colômbia, e o Thalassophryne amazonica que é nativo do rio Amazonas.
Daector quadrizonatus

As características comuns entre as espécies de peixe-sapo são a cabeça larga e uma coloração parda. Sua semelhança com sapos é o que lhes deu seu nome. Eles também podem fazer um som característico com sua bexiga natatória.A maioria das espécies de peixe-sapo são, sem escalas. Eles têm a cabeça grande, com uma grande boca e os olhos são de inserção alta. As barbatanas pélvicas do peixe-sapo estão à frente das nadadeiras peitorais, e geralmente estão localizados nas brânquias.

Se você encontrar um peixe-sapo do gênero Thalassophryninae, você deve ter em mente que este peixe é venenoso. Tem quatro espinhas que são ocas e ligadas a glândulas de veneno. O veneno é potente o suficiente para causar uma ferida dolorosa. Outro grupo interessante são aqueles encontrados na gênero Porichthys. Estes peixes são equipados com órgãos emissores de luz brilhantes que formam manchas em seu corpo.Uma das espécies de peixe-sapo mais conhecido é o Oyster toadfish, Opsanus tau.

A NASA tem utilizado, o peixe-sapo para estudar como a microgravidade pode afetar o sistema de equilíbrio e o desenvolvimento dos órgãos. Dois deles participaram de uma missão do ônibus espacial que levou o senador John Glenn e cinco outros astronautas no espaço. Um peixe-sapo pode crescer até 38 centímetros, mas isso é raro, a maioria das amostras de peixe-sapo não vai crescer mais do que 30 centímetros. O corpo é viscoso e tem uma aparência irregular que funciona como camuflagem. A coloração é amarelada e o corpo é decorado com uma barra marrom oblíqua. Em estado selvagem, o peixe vai sobreviver mesmo em condições adversas e pode permanecer vivo em uma dieta muito pobre.

Para atrair as fêmeas, o peixe-sapo macho vai usar sua "Buzina". Durante a época de acasalamento, o macho produz um som com este órgão especializado e este som torna possível as fêmeas encontrá-los. O período de reprodução de peixe-sapo começa em abril e termina em outubro. O peixe-sapo fêmea depositará seus ovos em um ninho e os deixa imediatamente. O macho, então, fertiliza os ovos e os protege contra danos. Os ovos são relativamente grandes, desde o início e chocam após aproximadamente um mês. Os filhotes não vão aprender a nadar até que tenham esgotado seu saco vitelino. O peixe-sapo macho continua a vigiar os seus filhos, mesmo depois de se tornarem maiores.


Fonte: http://www.aquaticcommunity.com

Nenhum comentário: