domingo, 5 de setembro de 2010

7 animais com suas incríveis camuflagens

A capacidade de mudar a cor parece ser um super poder animal e às vezes, alguns deles podem alterar sua aparência para se misturar com as cores, materiais e texturas de praticamente qualquer ambiente. Para alguns, esta mudança acontece rapidamente, para outros é sazonal - para muitos, ajuda a evitar predadores, para alguns lhes permite atacar a sua presa. Aqui estão sete das mais impressionantes espécies que mudam de cor no mundo.
1) Solha(linguado):

Olhando pela primeira vez para o peixe Solha tem-se a impressão de ser um animal desajeitado, mas ele tem a incrível capacidade de adaptar a sua aparência ao ambiente onde está, em busca de presas ao longo do fundo do oceano. Para auxiliar ainda mais a sua discrição, seu segundo olho migra para um dos lados do seu corpo (direito ou esquerdo, dependendo da espécie) à medida que envelhecem. Isso permite que eles cruzem de forma paralela o chão abaixo deles (principalmente do seu lado) e ainda olhar para cima e para frente. Além disso, essas criaturas surpreendentemente foram encontrados no fundo da mais profunda localização na crosta da Terra - a Fossa das Marianas - a uma profundidade de 35.000 pés.

2) Mimic Octopus:

Mais do que simplesmente mudar de cor, o Mimic Octopus também pode adaptar os seus movimentos e o arranjo de suas partes para aparecer como até 15 diferentes espécies oceânicas, incluindo as serpentes do mar, peixe-leão, peixe chato, ofiuróides, caranguejo mar gigante, conchas, arraias, linguados, medusas, anêmonas e camarão mantis.Esta espécie notável de polvo quando ameaçado, reage, aparecendo como um predador de seus próprios predadores.
Por exemplo, quando o polvo esta sendo atacado por peixes donzelas, observou-se que o polvo procura se parecer com uma serpente do mar, um predador do peixe donzela. O polvo representa a serpente mudando para a cor preta e amarela e enterrando seis de seus braços e balançando os seus dois outros braços em direções opostas.

3) Camaleão:

Os camaleões são os mais conhecidos animais que trocam de cor: todas as espécies de camaleões podem mudar sua aparência em diferentes graus, são capazes de transformar-se de cor-de-rosa para azul, vermelho, laranja, amarelo, verde, preto e marrom e outras combinações. Ao contrário de muitas criaturas que mudam de cor, os camaleões utilizam este artifício para se comunicar com os outros de sua espécie e para se tornarem mais atraentes para os seus companheiros - em vez de usar sua capacidade para o ataque ou defesa.

4) A Goldenrod Crab Spider:

A Goldenrod Crab Spider só tem duas cores, pode transformar-se em branco e amarelo ,mas felizmente para ela, esta espécie caça, principalmente em flores das mencionadas cores, margaridas e girassóis principalmente. Provocada pela sua entrada visual, as aranhas segregam um pigmento para alternar entre a cor branca e amarela ao longo de um período de dias - portanto, adaptam-se às plantas em sua área. Esta alteração de cor tanto ajuda a deslocarem-se na flor para caçar as suas presas como também evitar predadores aéreos como os pássaros.

5) Peron’s Tree Frog :

A Peron’s Tree Frog,também conhecida como Laughing Tree Frog ou Maniacal Cackle Frog - é notável pelo som estridente que gera, mas também pela sua incrível capacidade de mudar de cor em menos de uma hora. Ela muda entre cinza, marrom e manchas brancas com o tipicamente amarelo, preto e esmeralda. Elas não têm medo de pessoas e podem ser encontradas em todos os tipos de ambientes ao redor da Austrália, perto de muitas cidades, onde elas crescem, em parte devido à sua camuflagem.

6) Besouro Golden Tortoise :
Você já pode ter visto uma Golden Tortoise Beetle, mas não percebeu, uma vez que estas criaturas notáveis podem mudar da cor ouro brilhante para um vermelho escuro com manchas como as joaninhas. Eles alcançam esta mudança, alterando a refletividade de sua casca exterior essencialmente como uma janela de tingimento que através de válvulas microscópicos alteram o nível de umidade sob a casca. Não se sabe ao certo, no entanto, se isto pode ser uma vantagem, se parecer como uma outra espécie comumente encontrada.

7) Raposas árticas e Outros animais:
De raposas e renas,doninhas, coelhos e aves, um número de espécies muda as cores dos seus pêlos (penas) no inverno misturando-se com o meio ambiente - alguns são predadores, mas a maioria é a presa. O grau da sua transformação depende muito dos seus habitats e a espécie em particular, com algumas ocorrendo apenas ligeiras mudanças e outras que vão desde o totalmente marrom ao inteiramente branco.



Nenhum comentário: